sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nova campanha de castração gratuita em Nova Odessa (SP) deve atender 180 animais

 Campanha é organizada pelo Setor de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, (Foto: Divulgação)
Desta vez, 100 cães e 80 gatos, serão atendidos gratuitamente na 5ª etapa de castração e microchipagem de animais domésticos da Prefeitura de Nova Odessa, em SP. A ação está agendada para este sábado, dia 29 de setembro, na EMEF (Escolas Municipal de Ensino Fundamental) Dante Gazzetta, localizada no Centro da cidade.
A campanha é organizada pelo Setor de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, que já cadastrou e programou as cirurgias dos cães e gatos a serem atendidos nesta etapa. Todas as famílias atendidas já foram previamente avisadas.
De acordo com a médica veterinária da Prefeitura, Paula Facciuli, que coordena o programa na cidade -, a castração é o método mais eficaz de controle da população de animais errantes. “Além disso, há uma série de outras vantagens desde a melhora no comportamento até prevenção de doenças”, comentou.
Veja algumas vantagens da castração:
• Reduz consideravelmente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente
• Elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas
• Elimina o risco de uma piometra (doença uterina apresentada após o cio, onde o útero se enche de pus, e para qual o tratamento é a castração, ocorre em cerca de 60% das fêmeas não castradas)
• Nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território;
• Evita gravidez indesejada, não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas
• Animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de doenças reprodutivas
RMC – O programa de castração e microchipagem gratuita de cães e gatos da Prefeitura de Nova Odessa foi, inclusive, pauta do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), órgão que congrega os 19 presidentes de Câmaras Municipais, na reunião do dia 31 de agosto, realizada na sede do Poder Legislativo de Sumaré.
A veterinária Paula Facciuli explicou que a castração animal é um programa social da Prefeitura que envolve o Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde e o Setor de Promoção Social.
“O programa envolve uma série de critérios e não pode ser realizado indistintamente. É focado no controle e qualidade da população animal do município. Foi uma honra levar a nossa experiência para outras cidades da RMC, pois se trata de um programa feito com bastante carinho pela nossa equipe”, disse Paula.
Cirurgia
O procedimento da castração consiste em uma cirurgia com anestesia geral feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Nos machos, se extrai os testículos. O animal não precisa ficar internado e, em torno de uma semana estará totalmente recuperado. Pode ser realizada a partir dos dois meses de idade e, no caso da fêmea, recomenda-se antes do primeiro cio.
Com aproveitamento do efeito da mesma anestesia, os animais castrados recebem a implantação de microchips, para identificação eletrônica dos animais que permite o controle das vacinas aplicadas e também a identificação de cada “pet” caso ele se perca. Após a instalação do microchip, os animais são cadastrados individualmente em um sistema eletrônico de identificação, inclusive com as vacinas aplicadas anteriormente.
Fonte: Portal Novidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão