segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Novo inseto é descoberto nas Filipinas

        Bicho-folha de espécie recém-descoberta nas Filipinas. Foto: Oskar Conli

Por Roberta Oliveira (da Redação)
Uma nova espécie de bicho-folha foi descoberta e é tão misteriosa e incomum que cientistas deram o nome de seu próprio gênero, Conlephasma, e o nome da espécie de “enigma”.
Descoberta no Monte Halcon, uma localidade remota na ilha Filipina de Mindoro, pelo entomologista Oskar Conle, o estranho inseto não possui asas, e possui corpo e patas robustos. Os machos da espécie possuem cabeça azul esverdeada e corpo laranja. Porém, sua característica mais única é que o inseto espirra uma substância de suas glândulas localizadas atrás da cabeça quando se sente ameaçado, igual à um gambá.
Ainda mais enigmático é o fato do bicho-folha não ser encontrado em árvores, mas vagueia por pilhas de folhas no solo. A maioria das espécies vive em dossel florestal, onde seus corpos alongados os ajudam a se disfarçar entre os galhos e folhas. Cientistas suspeitam que a nova espécie evoluiu sua coloração e defesa como de um gambá como adaptação defensiva para a vida no solo da floresta.
Já que muitos traços distintivos da nova espécie são tão diferentes daquelas já conhecidas de outros tipos de bicho-folha, sua origem permanece um mistério. Uma dica importante, porém, está nas microestruturas das partes da boca do Conlephasma enigma, que parecem com aquelas de outro grupo de insetos. O único problema é que este último grupo vivem na parte tropical da América do Norte.
Embora cientistas não consigam entender a evolução, o fato deste inseto ser relacionado aos insetos norte americanos, só traz mais questões ao mistério. Como o inseto chegou às Filipinas? Certamente levanta algumas questões interessantes sobre a distribuição dos bichos-folha pelo mundo.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão