quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ONGs salvam cão que foi baleado na Jordânia

Por Patrícia Tai (da Redação)

O cão Shujaa, resgatado após ter sido baleado na Jordânia. (Foto: Reprodução)
A história a seguir é contada por Liz Keller, presidente da ONG americana Glen Wild Animal Rescue Corp, para o Huffington Post:
“Os Estados Unidos são agora o lar de Shujaa, um cão especial cujo nome significa Corajoso. A história de Shujaa começou na Jordânia, onde cães são baleados e deixados para morrer na rua. Uma mulher estava dirigindo na Jordânia e percebeu um cão deitado no canto de uma rodovia. Ela o colocou em seu carro e levou para sua casa. Em seguida, entrou em contato com um grupo chamado Let’s Adopt Global (LAG), e fizeram planos de levar Shujaa para receber cuidados veterinários em Israel. Em meio a questões políticas e burocráticas de fronteira, a LAG conseguiu o que parecia impossível e entrou com Shujaa em Israel.
Shujaa estava com paralisia. Ele levou múltiplos tiros e tiveram que remover uma bala de sua coluna. Após a remoção, recuperou-se graças a uma ótima tutora adotiva e a segunda fase de seu resgate estava sendo planejada.
Eu fui contactada pela LAG, e como presidente da ONG Glen Wild Animal Rescue, tenho me envolvido muito com trabalhos de reabilitação, especialmente com cães feridos. Shujaa precisava de uma avaliação completa e também precisava ser colocado em um local onde pudesse descansar e receber tratamento de fisioterapia.
No dia 24 de agosto, Shujaa chegou à nossa casa em Cherry Valley (Nova Iorque). Ele pareceu muito alegre quando viu todos os outros cães que ali estavam, e foi juntar-se a eles, especialmente ao pequeno Naja, que cumprimentou Shujaa e deu-lhe as boas-vindas. Alana, cuja vida antes de chegar ao Abrigo Glen Wild Animal foi de cão ‘isca’ para tubarões, olhou para Shujaa de forma maternal. Por ter essa característica com todos os cães, o apelido dela é Mãe Alana, e ela ficou perto de Shujaa para ter certeza de que ele estava bem.
A "gangue" (Foto: Reprodução)
Imagine tudo o que Shujaa passou em um curto espaço de tempo – primeiro foi baleado e abandonado; então, passou por uma cirurgia. Em seguida, uma nova casa, depois um longo vôo para os EUA, e então outra casa nova, e há mais coisas por vir. Shujaa tem fé nas pessoas e é amoroso com todos os humanos e animais. Ele parece não guardar rancor, raiva ou medo, e demostra ser muito corajoso. Ele sabe que é amado e que está sendo ajudado. Sua deficiência não o impede de brincar, ele gosta de estar no meio das brincadeiras. Ele até tenta impressionar as garotas, uma em particular – Cheeks, que foi uma cachorra que encontramos abandonada nas ruas de Queens, em Nova Iorque. Shujaa está ganhando a atenção dela aos poucos. E todos os demais cães, todos vindos de histórias sofridas de abuso e abandono, todos adoram a companhia de Shujaa.
Cheeks e Shujaa (Foto: Reprodução)
A melhor definição do mundo para a palavra ‘resgate’ é ‘liberdade’. Eu me sindo livre a cada dia em que uso meu tempo para ajudar esses incríveis cães. Aprendo com eles e eles mostram o quanto amam e apreciam o que faço. Espero que mais pessoas tenham a oportunidade de passar um tempo com animais de abrigos, pois poderão aprender coisas maravilhosas com eles pelo simples fato de passar algum tempo com eles e oferecer-lhes ajuda.
Após um exame minucioso pelo nosso veterinário, o Dr. Fassett, soubemos que Shujaa está voltando a ter sensibilidade em suas pernas traseiras, e estamos rezando por este milagre – que ele possa voltar a andar novamente. Faremos o que estiver em nosso alcance para ajudá-lo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão