sábado, 1 de setembro de 2012

POLÊMICA NO PARAÍSO



Nova Zelândia orgulha-se de sua imagem limpa, verde e pura. No entanto, o uso de 1080 envenenamento como a principal arma na guerra contra os animais considerados como 'pragas' é uma prática extremamente cruel.
Um veneno cruel e indiscriminado, 1080 é usada para matar animais indesejados ('Praga') incluem sariguês, gatos selvagens, coelhos, ratos e arminhos. Seu uso na Nova Zelândia foi uma questão controversa desde que ele foi empregado pela primeira vez como um pesticida em 1954. A pesquisa mostrou que o uso de veneno é extremamente cruel e perigoso

O QUE É 1080?
1080 Pelotas

1080 é o nome dado para a versão sintética do fluoroacetato de sódio - tóxico, inodoro, branco pó composto, que ocorre naturalmente em plantas, agindo como uma defesa poderosa. No entanto, a versão sintética, 1080, é muito mais potente e mata. Nova Zelândia é o maior comprador de 1080, no mundo, usando mais de 80 por cento do produto químico produzido.

1080 é distribuído em isca atada através do solo e aplicação aérea pelo departamento de conservação (DoC) e o Conselho de saúde do Animal (AHB). Ele é usado principalmente para matar os gambás, no entanto outras 'pragas', incluindo gatos selvagens, coelhos, ratos e arminhos, também são alvo.

1080 é proibida em vários países, incluindo Brasil, Belize, Cuba, Eslovénia, Laos e Tailândia, bem como em alguns Estados dos Estados Unidos onde é proibida a distribuição aérea e seu uso em todos os mamíferos mas coyotes.
EFEITOS CRUÉIS DE 1080

Morte de 1080 é cruel e prolongado. Animais recebendo uma dose letal de 1080 mostram sinais graves de intoxicação, com morte resultante do coração ou insuficiência respiratória. Sinais clínicos de intoxicação incluem respiração rápida e ofegante, tremores e espasmos musculares, convulsões terminais e morte. Geralmente, leva gambás entre 6-18 horas para morrer.
Testemunha de um envenenamento de possum comentou:
"A partir de cerca de quatro horas após o envenenamento, até a morte, todos os gambás letalmente dosados exibiu espasmos envolvendo membros ou corpo. Gambás vocalizadas durante espasmos, tremores ou convulsões. Vocalização foi alto e prolongado. (Chiado, ofegante e engasgos ruídos eram também freqüentemente ouvidos durante retching e respiração de terminal). Apreensões incluído enrijecimento dos membros com curvar dos ombros; empurrões em Membros, cabeça, abdômen ou ombro; perna remando; Rolando na parte de trás com um corpo endurecido; corpo contínuo, sem interrupção; tremor; e rigidez de todo o corpo. Gambás foram às vezes impelidos para o ar por esses movimentos..."

1080 não é uma forma humana para matar qualquer animal. A morte é dolorosa, torturante e lento.

POR QUE SÃO GAMBÁS E OUTRAS 'PRAGAS' ALVEJADAS?

O australiano Trichosurus Possum foi lançado para a Nova Zelândia em 1837 com o único propósito de estabelecer um comércio de peles. Inicialmente, eles foram protegidos para permitir números aumentar. Muitas pressões humanas sobre o meio ambiente são mais prejudiciais do que os animais introduzidos, mas não são reconhecidas como principais ameaças.


IMPACTO SOBRE OUTROS ANIMAIS

Todos os anos 1080 veneno mata espécies não-alvo, incluindo cães, gatos, cervos, porcos, aves e insetos.
Landcare Research observa que o 1080's toxicidade pode ser uma 'desvantagem' em áreas onde espécies não podem acessar a isca. Há preocupações com o bem-estar dos animais não-alvo em áreas expostas a 1080, que é altamente tóxico, particularmente de mamíferos e insetos.
 

AS ALTERNATIVAS

SEGURO acredita que é nossa responsabilidade para tratar estes animais bastante e humanamente. A chave alternativa viável seria a utilização de controle de fertilidade, o que reduziria lentamente os números ao longo do tempo. Isso provou ser eficaz em outros países, tais como em populações de animais indesejáveis como cavalos selvagens e veados nos Estados Unidos.
Landcare Research tem vindo a trabalhar no desenvolvimento de controle contraceptivo de gambá por muitos anos, afirmando que ele poderia ser mais eficaz do que os métodos atuais. Usar o controle biológico, bem como o controle convencional vai abrandar a taxa em que números de possum construir. Estima-se que tal controle integrado possum talvez precise ser feito apenas um terço tão frequentemente como atual controle com venenos ou armadilhas sozinhos.
fonte: safe.org.nz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão