quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Propaganda de esfiha de fast-food fantasia pecuária e produção de carne


O carnismo, enquanto ideologia que tenta justificar o consumo de alimentos de origem animal, calca-se na fantasia para convencer os onívoros a continuarem comendo carne por toda a vida. Propagandas acobertam aquilo que realmente acontece na produção de carne – desde o sofrimento de animais submetidos a separações de famílias, mutilações e confinamento até o intrinsecamente violento abate, passando pela privação de direitos básicos. Mostram, ao invés, uma pecuária em que os animais são tratados como nobres e cuja carne, na ausência da exibição de abates, parece surgir de fontes etéreas. É o caso da propaganda, acima, da Bib’sfiha de carne do Habib’s.
No comercial, é evocado o mítico cenário bucólico das fazendas bovinocultoras, como recantos verdes cobertos de montanhas onde bovinos desfrutam de uma vida de paz e prazeres. E o boi do cenário é sugestivamente “rotulado” de “Carne Fresquinha”, como se sua vida nada mais valesse do que bifes para deleite humano.
E, como é regra na publicidade carnista, os processos bizarros, incluindo a desmama, as mutilações, as injeções de antibióticos, o transporte do gado em caminhões de carga viva, o próprio abate e também a fase de processamento da carne (serragem, esquartejamento, desossa etc.), são convenientemente omitidos e a cena pula direto para uma fábrica onde operários, agindo como se fossem robôs de uma linha de montagem automobilística, cortam verduras e legumes a movimentos mecânicos. Dali segue para a preparação e acabamento da esfiha.
E tudo se passa em cenários inspirados no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate. A produção de um alimento de origem animal é dissociada de seus intrínsecos aspectos cruéis e bizarros e apenas as partes “bacanas” da sequência de processos fabris são mostradas.
Assim o carnismo age alienando as pessoas, lhes ocultando a verdadeira cadeia de produção de carnes e lhes dando a impressão de que ela é tão inocente e inofensiva quanto a produção de vegetais orgânicos.
Faz-se necessário que os defensores dos Direitos Animais ajam de alguma forma, para desmascarar a mitologia carnista de propagandas como essa. Mensagens de repúdio podem ser mandadas aos comentários da fonte original do vídeo no YouTube.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão