sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ração vencida pode causar danos à saúde dos animais de estimação

Saiba como comprar e armazenar a alimentação de cães e gatos.
Blitz do Procon constatou que 35% das lojas vendiam alimentos vencidos.

Dicas simples garantem a qualidade da ração comprada para animais de estimação, apontam médicos veterinários.O risco de comprar uma ração com validade vencida é maior quando o produto é adquirido a granel, já que geralmente não fica disponível a data da validade para os proprietários de animais. E a ração ainda fica em locais abertos, exposta ao contato com o ar, o que não é recomendado. Uma fiscalização feita pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) recentemente revelou que 35% dos pet shops e agropecuária vistoriados no estado vendiam produtos irregulares.
O veterinário Paulo Mancuso alerta que um alimento vencido faz o animal ter perda da qualidade do pelo e pode resultar em problemas médicos graves como dor de barriga, intoxicação hepática e leões renais. Isso porque desenvolve bactérias e fungos.
Cão se alimenta de ração em residência de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Cão se alimenta de ração em residência
de Campinas  (Foto: Reprodução EPTV)
Para garantir a qualidade do alimento é necessário que o local de armazenagem não tenha sol, nem umidade. Compre somente a quantidade para um ou dois meses e não se esqueça de mantê-la bem fechada. O melhor é tirar metade do saco e depois lacrá-lo.
“Isso preserva os valores nutricionais da outra metade”, disse o veterinário Alexandre Verlengia.
Dicas para Comprar
Para evitar comprar ração imprópria é preciso tomar uma série de cuidados. Veja a limpeza do local e a apresentação dos produtos. É aconselhável evitar comprar embalagens violadas ou com poeira, por isso demonstra que o alimento foi mal armazenado.

 fonte:http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão