sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Rinoceronte luta pela vida após ter chifre retirado na Índia

Moradores e veterinários tentam acalmar exemplar de rinoceronte-indiano que sobreviveu ao ataque de caçadores e teve seu chifre retirado (Foto: AP)

Um exemplar de rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis) luta para sobreviver após ter sido vítima nesta quarta-feira (26) de um ataque de caçadores em uma reserva ambiental da Índia.
O mamífero foi baleado e teve o chifre retirado à força. Veterinários tentam salvar o animal em Kaziranga, mesmo sabendo que ele pode não sobreviver aos ferimentos graves.
Segundo a agência de notícias “Associated Press”, o ataque provocou indignação na província de Assam, que abriga a maior concentração mundial de exemplares da espécie considerada vulnerável na natureza — são cerca de 3 mil.
Fortes chuvas na província indiana causaram inundações e mataram \ao menos 18 pessoas nos últimos dias. Parte do Parque Nacional de Kaziranga, onde vive os rinocerontes, também foi inundada, afogando ao menos 14 animais, principalmente cervos. Outras espécies migraram para terras mais altas, entre elas o rinoceronte, deixando-as em uma área vulnerável, próximo de uma rodovia movimentada.
O fato atraiu a atenção de caçadores furtivos, que viram o exemplar e, sem piedade, retiraram o chifre sabendo que o animal estava vivo. Utilizado ilegalmente no mercado asiático, o chifre de rinoceronte é vendido como ingrediente da medicina tradicional de diversos países. A crença é que o pó é afrodisíaco.
Nos últimos nove meses, 13 rinocerontes-indianos foram mortos em ataques no parque nacional, uma tendência que tem causado preocupação em ambientalistas.
Os caçadores atiraram no rinoceronte e serraram o chifre sabendo que o mamífero ainda estava vivo. Em alguns países asiáticos, há a crença de que o pó de chifre de rinoceronte é afrodisíaco, o que tem fomentado a caça desta espécie ameaçada (Foto: Biju Boro/AFP)
Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão