sábado, 15 de setembro de 2012

SANTUÁRIO DE BALEIAS E GOLFINHOS É DISCUTIDO EM CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR, EM NITERÓI (RJ)



Sea Shepherd 
A Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu, de 03 a 06 de setembro, em Niterói (RJ), o I Congresso Internacional Interdisciplinar (CONINTER), promovido pela ANINTER-SH. Pesquisadores de todo o país participaram de mesas redondas e grupos de trabalho que discutiram importantes questões interdisciplinares, nas áreas de sociais e humanidades.
Raquel Rivera Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil e mestranda em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC), apresentou seu artigo intitulado “Santuário de Baleias e Golfinhos no Brasil: Formação da Agenda”, com o objetivo de analisar a publicação do Decreto 6.698/08, que declara as águas jurisdicionais marinhas brasileiras Santuário de Baleias e Golfinhos do Brasil.
Após traçar um breve histórico da caça predatória de baleia, que quase levou esses magníficos seres à extinção, e as ações de proteção e conservação desenvolvidas internacionalmente e no Brasil, Raquel enfatizou os desafios do país na efetivação do Santuário e a necessidade de manutenção do posicionamento do Brasil contra a caça de baleia: “Países com interesse na retomada da caça de baleia ameaçam regiões que se dedicam à conservação e proteção dos seus recursos marinhos nacionais. Por isso, é necessária uma articulação em âmbito internacional para que seja estabelecido um santuário de baleias no oceano Atlântico Sul”.
Os participantes do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas demonstraram grande interesse no tema, uma oportunidade discussão no meio acadêmico sobre a importância do estabelecimento de um Santuário de Baleias no Atlântico Sul e da conservação e proteção dos cetáceos em território brasileiro. “É importante que esta temática seja discutida na academia além das áreas biológicas, de maneira interdisciplinar, diante da importância cada vez mais latente da proteção do meio ambiente”, disse Raquel Soldera.
Fonte: Sea Shepherd
De: jornalanimais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão