sábado, 15 de setembro de 2012

Veganismo: Uma revolução (não tão) silenciosa

Chile
Veganos fazem manifestação de conscientização no Chile. Foto: El Observatorio
É um movimento que se fortalece a cada dia em todo o mundo.
Para os chilenos, especificamente, setembro é um mês considerado de festas, com muita comida, rodeios, corridas de cavalos e atividades que envolvem exploração animal.
Para os veganos (e para os animais) essa “festividade” bem que poderia ser um pesadelo. Eles escolhem abolir o consumo de qualquer produto de origem animal de suas vidas, o que para muitos, é praticamente impossível conseguir.
Ativistas chilenos deixam sua mensagem dizendo que essa mudança não ocorre repentinamente, mas o intuito é conscientizar as pessoas, deixando um legado. O objetivo é educar a população acerca do veganismo por meio de manifestações pacíficas. Distribuem panfletos, utilizam cartazes com imagens da escravidão à qual os animais são submetidos e não raras as vezes, recebem olhares preconceituosos dos transeuntes.
Em Santiago, o movimento tem pouco mais de 2 anos e protagoniza campanhas exitosas, com performances impactantes mostrando carcaças de animais, resultantes da exploração industrial que foram obtidas de frigoríficos e outros descartes.
O veganismo defende a abolição da escravidão animal em seu todo, por isso não está apenas preocupado quanto ao consumo de alimentos, mas também quanto ao uso de peles, couro, experimentos em animais e atividades como rodeios, corridas e touradas.
A internet é o meio mais utilizado para recrutar novos ativistas e conscientizar a população. Com o uso de ferramentas como facebook, tumblr e sites, é fácil encontrar informações sobre como se tornar vegano de maneira equilibrada e saudável, obtendo os nutrientes necessários de maneira correta.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão