sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cientistas criam a primeira “árvore digital” com 5.200 espécies de animais

Por Ligia Cunha (da Redação)
O site permite consultar os ancestrais de milhares de animais (Foto: Reprodução)

Cientistas britânicos e americanos criaram a primeira árvore da vida digital, uma página na web onde se pode consultar as relações entre milhões de espécies animais e sua ascendência. As informações são do jornal La Tercera.
O projeto intitulado “Onezoom” pretende reunir todas as espécies vivas conhecidas , porém para atingir este objetivo, ainda levará alguns anos.
O mapa interativo poderá ser acessado em www.onezoom.org.es. Uma ferramenta que facilitará o estudo da evolução da vida e permitirá observar com mais detalhes as ramificações das espécies desde que o primeiro organismo vivo apareceu sobre a Terra.
Desde que Darwin publicou a teoria da evolução e “A origem das espécies” em 1859, os biólogos tem trabalhado na elaboração de mapas no estilo de árvores que permitem relacionar todas as espécies, mas o grande volume de informações disponíveis dificultavam o desenho esquematizado sobre papel.
A tecnologia utilizada pelos mapas digitais que permitem aproximar e fixar um determinado ponto inspirou os especialistas na elaboração desta árvore da vida, cuja interface simula a do Google Earth.
James Rosindell, biólogo do Colégio Imperial de Londres e um dos promotores do projeto juntamente com Luke Harmon da Universidade de Idaho, nos Estados Unidos, diz que “Depois de décadas de estudo , estamos próximos de terminar o primeiro rascunho completo da árvore da vida. Seria uma vergonha se uma vez desenhado, não pudéssemos visualizá-lo”
Juntos conseguiram reunir 5.200 espécies e esperam completar o mapa digital com todas as restantes também com fotografias dos seres vivos e de seus fósseis.
“ OneZoom” é desenhado na forma de uma árvore frondosa, com um tronco robusto que representa as primeiras etapas de vida na Terra e que vai se ramificando a medida que as espécies se diversificam, criando um grande número de folhas com as informações pertinentes a cada ser vivo.
Ao dar zoom sobre algum animal, planta ou organismo, dados como o risco de extinção, tempo desde sua aparição, número de exemplares existentes, etc. se desdobram ou são direcionados a uma página da internet com mais informações.
Para o comissário do Museu de História Natural de Nova York, Joel Cracaft, “ esta ferramenta de valor incalculável revolucionará a forma de ensinar e entender a árvore da vida”.
fonte: anda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão