quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Comunidade Guarani-Kaiowá ameaça suicídio coletivo por causa de criadores de gado



Mais um problema grave da criação de gado no Brasil: a exploração humana


Mais de 170 cidadãos brasileiros, entre homens, mulheres e crianças, vão tirar a própria vida em um ato desesperado para não perder sua terra para fazendeiros de Mato Grosso do Sul. As fazendas são cercadas por capangas armados que, segundo depoimentos dos índios, fazem o que querem. É uma terra sem lei, onde o coronelismo ainda pode, infelizmente, ser visto e sentido. O massacre do povo Guarani-Kaiowá não é de hoje e eles sabem que não terão chance de sobrevivência longe do rio Hovy. O desespero dos índios se deu justamente a partir do momento que souberam que a Justiça quer que eles saiam das margens deste volumoso rio, que fica no município de Naviraí-MS.
O Brasil, país dominado pela pecuária, explora seus cidadãos, seus recursos naturais e massacra seus animais para manter uma economia torpe que só traz riquezas e prosperidades a alguns, justamente aqueles que destroem. O consumidor, que é quem tem nas mãos o poder de escolher que produtos e que empresas quer ver no supermercado, em uma parcela de culpa nisso tudo.
Como ajudar
Não consumindo produtos feitos com sofrimento, tornando-se vegana(o). Saiba mais.
Existe uma petição online que deve ser entregue à Justiça Federal, clique aqui.
Não conseguimos levantar dados sobre a autora da petição e se realmente ela será entregue a quem se propõe.
Comentarista de política do Jornal da Gazeta, Bob Fernandes falou sobre o caso na noite desta segunda-feira, 22/10/2012, e alertou que suicídios e homicídios vêm acontecendo há anos na região (Youtube).
No exterior, o caso de exploração do povo Guarani-Kaiowá por criadores de gado parece ser mais comentado que aqui. O vídeo abaixo foi produzido pela ONG Survival International.
Local do impasse | Região do município de Naviraí, Mato Grosso do Sul, margens do rio Hovy.
Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil
Nós (50 homens, 50 mulheres e 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, viemos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de da ordem de despacho expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS, conforme o processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006, do dia 29 de setembro de 2012. Recebemos a informação de que nossa comunidade logo será atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal, de Navirai-MS.
Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta as violências contra as nossas vidas, ignorando os nossos direitos de sobreviver à margem do rio Hovy e próximo de nosso território tradicional Pyelito Kue/Mbarakay. Entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio e extermínio histórico ao povo indígena, nativo e autóctone do Mato Grosso do Sul, isto é, a própria ação da Justiça Federal está violentando e exterminado e as nossas vidas. Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça brasileira. A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados a 50 metros do rio Hovy onde já ocorreram quatro mortes, sendo duas por meio de suicídio e duas em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas.
Moramos na margem do rio Hovy há mais de um ano e estamos sem nenhuma assistência, isolados, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Passamos tudo isso para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs, avós, bisavôs e bisavós, ali estão os cemitérios de todos nossos antepassados.
Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui.
Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal. Decretem a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e enterrem-nos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem mortos.
Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo em ritmo acelerado. Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela Justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos meramente em sermos mortos coletivamente aqui. Não temos outra opção esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.
Atenciosamente, Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay
Referências Nacionais
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marinasilva/1171587-sobre-todos-nos.shtml
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/10/decretem-nossa-extincao-e-nos-enterrem-aqui.html
http://dialogospoliticos.wordpress.com/2012/10/20/indios-guarani-kaiowa-anunciam-suicidio-coletivo-no-mato-grosso-do-sul
http://blogapib.blogspot.com.br/2012/10/carta-da-comunidade-guarani-kaiowa-de.html
http://racismoambiental.net.br/2012/10/justica-brasileira-ordena-expulsao-de-indigenas-guarani-kaiowa
http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&action=read&id=6553
Referências Internacionais
http://www.survivalinternational.org/tribes/guarani#main
http://globalvoicesonline.org/2012/10/23/brazil-guarani-kaiowa-say-they-will-resist-together-to-death
http://indigenouspeoplesissues.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16050:mato-grosso-do-sul-statement-from-guarani-kaiowa-aty-guasu-community-concerning-death-threats-and-attempted-genocide&catid=23&Itemid=56
fonte:vista-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão