quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia Mundial dos Animais inspira reflexão para os cuidados com os animais

Dia Mundial dos Animais é comemorado nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)
Hoje (4) é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A data foi instituída porque 4 de outubro é dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais. O dia, porém, não deve ser de muitas comemorações, pois Manaus ainda possui uma população de 80 mil animais que vivem nas ruas e o abandono ainda é um ato frequente, estima o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Francisco Zardo.
São dezenas os pedidos que chegam diariamente ao CCZ para entregar animais, diz Zardo. “Não há um dia que não recebamos uma chamada. Uma pena que não podemos atender a todos, já que nossa lotação está quase sempre esgotada, pois as saídas de animais não conseguem ultrapassar as entradas”, lamenta.
O Centro recebe animais vítimas de maus-tratos, descartados pelos tutores ou encontrados a vaguear na rua.
Em 2011, foram registrados nada menos do que 98 milhões de animais domésticos no Brasil, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet), o que faz do País o segundo maior do mundo em população de cães e gatos.
Adote com carinho e responsabilidade
Se por um lado existem animais abandonos e que sofrem maus-tratos, por outro, existem pessoas interessadas em ajudar e trabalham participando de ONGs. Outras ainda ajudam com um simples gesto: o da adoção.
Gesto nobre que foi posto em prática pela auxiliar administrativa Érika Cunha, que levou para casa dois gatos ano passado doados por uma amiga. “Sempre gostei de animais. Adotar é uma forma muito boa de a pessoa dar carinho e oportunidade a eles de terem um lar”.
Jaqueline Canizo, presidente da Ong ComPaixão Animal que trabalha com resgate, cuidados e adoções de cães e gatos, acredita que o governo deve melhorar as políticas públicas para sensibilizar a comunidade sobre a responsabilidade de criar um animal doméstico.
“Vejo cachorros espancados, atropelados, mutilados, e até sexualmente abusados. Muitos tutores costumam largar o animal não rua quando ele está velho não “serve” mais . É triste”, lastimou.
Fonte: D24am

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão