terça-feira, 30 de outubro de 2012

Elefante órfão é adotado por humanos e tem trajetória contada em fotos


O bebê elefante Moses e sua adotante Jenny Webb (Foto: Reprodução)
Um bebê elefante de apenas sete meses e meio foi resgatado por humanos em uma reserva em Malawi, país situado na África Oriental. O pequeno Moses, na verdade, não é tão pequeno assim, pesa aproximadamente 100 kg e foi encontrado à beira da morte após ter tido seus pais mortos por caçadores. Uma série de fotografias mostra os primeiros meses da vida do elefante, que hoje vive na Fundação Jumbo, com a protetora Jenny Webb.
A Fundação Jumbo é uma organização sem fins lucrativos fundada por Jenny Webb que tem como principal objetivo cuidar de elefantes órfãos, ainda em período de amamentação, que precisam de ajuda até terem condições de voltar à natureza novamente. Apesar de ser conhecida como um orfanato de elefantes, a fundação também inclui em seus cuidados outros animais de grande porte.
Moses, por ser ainda muito novo, precisa de cuidados especiais. Em seu habitat natural, por exemplo, ele se abrigaria embaixo de sua mãe para se proteger do sol. Para simular tal situação, Webb mantém um cobertor sobre as costas do bebê e passa protetor solar em sua pele para ajudar na proteção contra os raios solares.
Moses e seu cobertor verde (Foto: Reprodução)
O animal teve, também, de passar por uma cirurgia de hérnia, pois, aparentemente, seu cordão umbilical foi danificado quando nasceu. Apesar do estresse pós-cirúrgico, o elefante manteve sua alimentação, que inclui 24 L diários de uma fórmula especial, para ganhar peso.
Para cuidar do animal corretamente, Jenny Webb conta com a ajuda de dois de seus empregados na fundação, que revezam na hora de brincar com o bebê da mesma forma que a mão biológica o faria. Webb recebe ajuda ainda de veterinários e de um projeto que também envolve elefantes órfãos na Zambia.
Moses ficou tão conhecido que ganhou até um blog no próprio site da fundação, que narra o progresso de saúde do animal, além de fatos sobre seu dia a dia. Além disso, o bebê elefante criado por humanos também posou para fotos que foram usadas para mostrar sua rotina. Confira alguns dos adoráveis registros.
Moses sendo alimentado com uma fórmula especial (Foto: Reprodução)
Moses dormindo, com seu cobertor verde, ao lado de Jenny Webb (Foto: Reprodução)
Moses passeando com sua adotante e cães (Foto: Reprodução)
Veja mais fotos aqui.
Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão