quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Foto de urso ferido sendo torturado causa indignação nas redes sociais

Por Isabel Echeverri (Vanguardia)
Tradução por Lucila Celete (em colaboração para a ANDA)


Urso tem as patas amarradas e o corpo esticado por um grupo de homens (Foto: Vanguardia-Twitter)
Recentemente, circularam fotos pelas redes sociais mostrando uma ursa negra sendo atacada e torturada por elementos da Proteção Civil e outros grupos não uniformizados no município de Saragoça, na Espanha. Os comentários de indignação não demoraram a surgir.
Diante disso, o responsável pela Proteção Civil do dito município, Roberto Garcia, declarou que a ursa foi capturada em uma área urbana, alegando que não existe um protocolo que regulamente como deveriam tratar os animais silvestres dentro de zonas habitadas. No entanto, a secretária do meio ambiente, Eglantina Canales, assegurou que foi realizado um curso de capacitação na Proteção Civil para o manejo, captura e readaptação dos animais silvestres.
Apesar da ursa aparecer nas fotos com sangue no focinho, segundo García, ela se encontra em perfeitas condições e será liberada em seu habitat natural.
Garcia afirmou que abrirá um processo para condenar os responsáveis que, segundo ele, não faziam parte da sua equipe: “Quando chegamos os moradores já tinham apreendido o animal”, destacou.
Eglantina Canales declarou que formalizará uma denúncia de crueldade animal contra os agressores da foto.
A ursa tem dois anos, pesa quase 70 kilos e mede 1,10 metros. A cidade de Saragoça se encontra a 20 km da área urbana porém, devido à seca ocorrida neste ano, alguns animais descem em busca de comida.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão