quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Funcionários de fazenda leiteira são acusados de crueldade contra animais

Funcionários de fazenda leiteira são acusados de crueldade contra animais

18 de outubro de 2012 às 6:00

Por Patrícia Tai (da Redação)
A Kraft Foods e a Burger King têm uma relação comercial com as fazendas onde foram flagradas as crueldades.
Foto: mercy For Animals
Três funcionários da indústria de laticínios de Idaho (EUA) estão sendo acusados de crueldade contra os animais após vídeo gravado por um grupo de direitos animais ter mostrado trabalhadores arrastando, pisando e batendo em vacas dentro de um celeiro de ordenha. As informações são do Huffington Post.
O vídeo foi filmado a partir de uma câmera escondida, por um membro da ONG Mercy for Animals que conseguiu um emprego na fazenda Bettencourt Dry Creek em Hansen por algumas semanas neste verão.
Ele mostra os funcionários da fazenda de vacas leiteiras batendo com um bastão nos animais que escorregam e caem no chão de concreto molhado; mostra ainda outros chutando e pisoteando vacas que caíram entre as barras de metal nas bancas de ordenha, e uma vaca sendo arrastada pelo chão de concreto para fora do celeiro por uma corrente em volta de seu pescoço.
Grant Loebs, Promotor de Justiça do Condado de Twin Falls, disse que apresentou acusações de contravenção e crueldade aos animais contra Jesus Garza, Jose Acensio e Javier Victor Rojas Loayza no final de agosto, após uma investigação que foi solicitada devido ao recebimento do vídeo. Se condenados, os homens poderão enfrentar multas de até 5 mil dólares cada um e seis meses de prisão por se tratar de um primeiro delito.
Luis Bettencourt, o dono da fazenda, disse ter ficado “transtornado” quando foi informado sobre o vídeo e as alegações pelo Departamento de Agricultura de Idaho. A fazenda de Bettencourt é a maior em produção de lácteos em Idaho, com 13 instalações e cerca de 60 mil vacas leiteiras.
“Nós não toleramos o abuso de animais. Isso é um grande problema para nós”, disse Bettencourt. “O cuidado dos animais é uma questão prioritária nas nossas instalações”, complementou. Ele disse que demitiu os funcionários que foram vistos no vídeo no dia seguinte e está instalando câmeras na fazenda, e contratando um supervisor.
Bettencourt afirmou ter mostrado o vídeo para os 500 funcionários da fazenda, e fez com que eles assinassem um termo avisando que haveria “tolerância zero” para abuso animal nas fazendas. “Nós estamos no mercado há 30 anos e nunca vimos isso acontecer antes. Estamos devastados”, disse ele.
Nathan Runkle, diretor executivo da Mercy for Animals, espera que o vídeo convença empresas como Kraft Foods, Burger King e outras, a parar de usar produtos derivados de leite vindos das fazendas de Idaho, e que isso seja “uma clara mensagem para a indústria de que o abuso animal não será tolerado”.
A Kraft Foods e a Burger King têm uma relação comercial indireta com as fazendas de Bettencourt. A Kraft trabalha com uma empresa processadora de queijo de Idaho, que por sua vez usa o leite oriundo das fazendas de Bettencourt, e a Burger King também relata que uma porcentagem do queijo utilizado na rede de restaurantes vem indiretamente dessas fazendas.
“Nós acreditamos que o abuso era constante e permitido livremente, antes da Mercy for Animals colocar a câmera escondida”, disse Runkle.
A Mercy for Animals pede que as empresas exijam que os fornecedores de laticínios sigam as políticas “corretas” de tratamento aos animais, e ajudem a monitorar isso junto às fazendas. No entanto, esse processo é muito difícil de ser operacionalizado, na prática, e é provável que as empresas continuem não tendo prioridade para com este assunto.
Realisticamente falando, a única solução para o fim do abuso animal em fazendas leiteiras e criadoras de gado para abate em todo o mundo é o fim da demanda, e isso só ocorrerá se as pessoas passarem a deixar de consumir carne, leite e derivados.
Assine a petição pelo fim da crueldade contra os animais explorados nas fazendas, clicando aqui.
Segue o vídeo. As imagens são fortes.

Nota da Redação: Quem ainda consome leite e seus derivados talvez não esteja ciente do horror que está por trás dessa indústria. A todos que desejam saber a verdade sobre o que é, de fato, a indústria leiteira,  a ANDA recomenda fortemente a leitura do livro “Galactolatria – Mau Deleite“, escrito pela filósofa Sônia Felipe. O livro reflete um trabalho extenso de pesquisa da autora, revelando verdades dolorosas porém necessárias à consciência humana, de forma que, ao terminar de ler a obra, a compreensão e a qualidade de escolha de quem o leu se encontrarão em um patamar de maior lucidez – e  portanto de maior responsabilidade.

fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão