terça-feira, 2 de outubro de 2012

IBOPE 2012: 15,2 milhões de brasileiros são vegetarianos

Pesquisa é inédita no país e revela as cidades com mais pessoas vegetarianas
Segundo pesquisa publicada nesta segunda-feira, 01 de outubro de 2012, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, IBOPE, 15,2 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos. Isso corresponde a 8% da população do país. O intituto escolheu propositalmente o Dia Mundial do Vegetarianismo para publicar o novo estudo.
Ainda segundo a pesquisa, São Paulo é a cidade com maior número de vegetarianos, são mais de 792 mil pessoas,ou 7% da população. Porém, a capital do Ceará, Fortaleza, fica com o título de maior população vegetariana em relação ao total demográfico, com 350 mil pessoas, ou 14% de toda a população.
Em seguida, vem a capital do Rio de Janeiro, com mais de 630 mil vegetarianos.
A pesquisa é a segunda do IBOPE sobre vegetarianos. Na primeira, publicada em abril de 2011, o instituto havia contabilizado 9% da população brasileira como vegetariana (veja aqui). Porém, com tantos dados sobre este público, é a primeira vez no país.
Entre os brasileiros que têm de 65 a 75 anos, o índice de vegetarianos é maior do que aquele encontrado no resto da população, chegando a 10%.
Abaixo, confira na íntegra a publicação que está também no site do IBOPE, veja aqui.
Dia Mundial do Vegetarianismo: 8% da população brasileira afirma ser adepta ao estilo
Entre as principais capitais, maior concentração de vegetarianos está em Fortaleza, no Ceará.
O dia primeiro de outubro é comemorado como o dia mundial do vegetarianismo. No Brasil, 8% da população das principais capitais e regiões metropolitanas se declara vegetariana.
De acordo com os dados do Target Group Index, do IBOPE Media, a penetração entre homens e mulheres vegetarianos é a mesma (8%), mas se altera conforme a idade, aumentando entre as pessoas de 65 a 75 anos. Nesse grupo, o percentual é de 10%. Já entre os jovens de 20 a 24 anos, o percentual é ligeiramente menor (7%), assim como entre homens e mulheres de 35 a 44 anos.
A concentração de vegetarianos também muda conforme a cidade e o Estado de origem dos entrevistados. Em Fortaleza, no Ceará, 14% da população afirma ser vegetariana, maior percentual entres as capitais e regiões metropolitanas pesquisadas.
Em seguida aparece Curitiba, no Paraná, com 11% de seus moradores adeptos ao vegetarianismo. Já Brasília, no Distrito Federal, Recife, em Pernambuco, e a capital do Rio de Janeiro têm 10% da população vegetariana. Em Belo Horizonte, em Minas Gerais, o percentual é de 9%.
Campinas, em São Paulo, está dentro da média nacional, com 8%, já a capital paulista aparece abaixo, com 7% da população sendo vegetariana, mesmo percentual encontrado em Salvador, na Bahia.
Por fim, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, registra 6% de vegetarianos entre a sua população, menor índice entre as áreas do estudo.
Sobre a pesquisa

O Target Group Index é um estudo single source sobre comportamento e o consumo de produtos, serviços, mídia, além de estilo de vida e características sociodemográficas. As entrevistas são realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Os entrevistados da pesquisa citada nesta matéria são pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, com 18 anos ou mais, que realizaram compras nos últimos 30 dias. O período de campo foi de fevereiro de 2011 ao mesmo mês em 2012.
População idosa é cada vez mais favorável ao vegetarianismo 

Confira o mapa completo do vegetarianismo no Brasil






fonte: /vista-se.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão