quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Inspirada no mundo felino, obra aborda o autoconhecimento e a superação





Foto: Reprodução
O fundo do poço pode ser tudo de bom – é no que acredita a escritora e pesquisadora de oráculos Liduína Moura. Ela vai lançar sua mais nova obra, “Oráculo Felidae”, no próximo sábado, dia 3, durante a feira de adoção e bazar da ONG Bicho Amado (OBA), no CSU do Parque Dez. Para este trabalho, que aborda o autoconhecimento e a resiliência, a autora elegeu os felinos como fonte de inspiração.
“Além de representarem magnetismo e força, os felinos são considerados os animais mais resilientes na natureza, daí a crença popular nas sete vidas do gato”, explicou Liduína. “Resistir e sobreviver são as palavras de ordem desse oráculo de bolso. É um livro para quem já foi ao fundo do poço, para quem não foi e para quem não quer ir. A pretensão não é que ele seja uma lei, mas um farol nesse mar que são as emoções diárias”.
“Oráculo Felidae” aborda essas questões de maneira didática e humorada. Segundo a autora, ele se situa entre o drama e a comédia, passando longe do estilo professoral adotado em muitos guias de autoajuda, termo que Liduína prefere substituir por autoconhecimento. “Não é uma obra necessariamente mística. ‘Oráculo’ vem do latim e significa ‘oração’, algo que te liga com o divino. Mas o livro é apenas uma faceta disso, é mais um amigo de bolso”, complementou a autora.
Há uma cidade
Estudiosa de oráculos há quase 30 anos, Liduína Moura encontrou uma forma de ajudar as pessoas a lidarem com as adversidades cotidianas. Para ela, no famigerado fundo do poço existe uma verdadeira cidade “pronta para ser descoberta”. A cidade, no caso, é uma metáfora para a nossa própria personalidade.
“Mesmo sendo únicos, temos múltiplas personas. Só é possível sair do fundo do poço quando se caminha pela ‘cidade’, e o livro orienta como lidar com isso”, garantiu a autora. Ou seja, “Oráculo Felidae” ensina como possível superar as dificuldades buscando força dentro de nós mesmos.
Felinos
Ao longo das páginas do livro, o leitor se depara com sugestões de como usar as 27 cartas que acompanham a obra. Inspiradas no Tarô e nos elementos da natureza, as cartas são ilustradas com fotos de gatos resgatados pela ONG Bicho Amado, na qual Liduína Moura atua como voluntária. A maioria das fotos foram produzidas pela fotógrafa Ruth Jucá, enquanto a capa do livro ficou por conta do designer Rodrigo Abreu.
A escritora se prepara para lançar em breve o livro de gastronomia “Banquete de lendas”, em parceria com a chef amazonense Charufe Nasser, e “Mágica folia”, oráculo inspirado no Carnaval, “para quem acredita que o samba é uma forma de oração”. Ela também já planeja uma segunda edição de “Oráculo Felidae” com o estudo completo que fez sobre o tema.
Serviço:
O que é: Lançamento do livro “Oráculo Felidae”
Onde: CSU do Parque Dez
Quando: Sábado, dia 3, das 16h às 19h
Fonte: A crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão