quarta-feira, 3 de outubro de 2012

“Life Defenders”: ANDA participa de game no Facebook que educa para os direitos animais

(da Redação)
Com parceria da ANDA, o game Life Defenders promove no Facebook os direitos animais e à preservação do planeta através do entretenimento com consciência.

Foto: Divulgação
Amanhã (04 de outubro), dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da Ecologia, chega ao Facebook um game realmente inovador: Life Defenders. Com gráficos 3D detalhados e interface simples e de fácil aprendizagem, o jogo busca, através da diversão, educar para que o jogador se torne gradativamente um verdadeiro defensor da vida de animais não humanos e do nosso planeta.
Para transformar-se em um defensor da vida, o jogador irá gerenciar uma cidade autossustentável e terá, entre outras tarefas, de cuidar de uma ilha com mais de 40 espécies de animais resgatados, vítimas da exploração e de maus-tratos. Após um período de recuperação, onde os animais recebem todos os cuidados até que voltem a ficar saudáveis, eles são devolvidos aos seus habitats naturais.
Foto: Divulgação
Os animais estão divididos em sete categorias: domésticos, produção, entretenimento, laboratório, fauna brasileira, risco de extinção, marinhos e de geleiras.
O jogo, que já começa em português e inglês, é orientado por especialistas e profissionais da área de cuidados médicos-veterinários e de direitos dos animais, que estão fornecendo suporte técnico para que a dinâmica de tratamento seja totalmente realista.
Foto: Divulgação
Life Defenders, que aborda modernos conceitos de sustentabilidade, foi criado por um casal de ambientalistas, a pedagoga e protetora de animais Aparecida Negreiros e seu marido, o executivo e reestruturador de empresas Ricardo Negreiros, e produzido pela empresa brasileira FinalBoss. O trabalho de Aparecida é exatamente resgatar e cuidar de animais em situações de risco para soltá-los em suas respectivas áreas de ocorrência, tendo sido a criadora da primeira área de soltura do Estado do Rio de Janeiro. Aparecida, que também é especialista em Educação Humanitária, é uma importante divulgadora dessa disciplina que visa formar jovens a partir do princípio de que quem cuida bem dos animais será um adulto consciente e preocupado com o próximo.
Foto: Divulgação
“Nós queríamos que a nossa filosofia de respeito e proteção à vida fosse transmitida de uma forma leve e divertida. É um dos poucos games do mercado que contêm uma mensagem tão importante revestida sutilmente como divertimento. O que há também de inusitado é que paralelamente está sendo criada uma série de histórias que envolvem os personagens centrais, Michael e Claire, que são os heróis que lideram o grupo dos demais life defenders, e acontecem tanto na ilha quanto em outros locais do planeta. As duas primeiras aventuras já foram criadas pelo Ricardo e estão bastante em linha com o que se vê no jogo”, explica Aparecida.
Foto: Divulgação
“Recebemos com muito entusiasmo e alegria a proposta de parceria no jogo feita pelo Ricardo e Aparecida Negreiros. Life Defenders apresenta os direitos animais como nunca antes foi mostrado no mundo dos games. É um jogo envolvente, inovador e cheio de ação. Estão previstos inclusive resgates de animais por ação direta. A ANDA também tem uma participação no game generosamente incluída pelos criadores. Antes de começar o jogo, um avatar trará uma notícia importante do dia, uma maneira de mesclar o mundo real e virtual. Teremos ainda uma sede da ANDA na cidade virtual, de lá sairão as notícias reais sobre os animais”, conta Silvana Andrade, fundadora da ANDA.
Foto: Divulgação
“Com o Life Defenders, esperamos conscientizar os jogadores sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, aliando diversão e gráficos elaborados com conceitos ecológicos mundialmente difundidos”, explica Marcio Vivas, diretor do FinalBoss.
O jogo
Foto: Divulgação
Logo no início, Michael e Claire, que são veganos, herdam uma reserva em uma ilha misteriosa, que é o local onde terão de cuidar de animais vítimas de maus-tratos até que estejam em condições de voltar à natureza. Na área de cuidados médicos, os animais são tratados por meio de minigames e posteriormente levados à reserva, adaptada de acordo com cada habitat natural – savana, floresta, fazenda etc.
Foto: Divulgação
A fim de conseguir os recursos necessários para a recuperação dos animais e para o plantio de árvores na ilha, é preciso gerenciar as atividades de uma cidade turística totalmente autossustentável. No lugar, onde circulam carros e caminhões elétricos, há reciclagem de lixo e de esgoto e o abastecimento por energias eólica e fotovoltaica. Oferecendo atrações para os personagens controlados pelo computador (NPCS) que visitam o local, o jogador ganha também pontos de sustentabilidade e arrecada dinheiro virtual para investir nas atividades da ilha. Uma delas é a proteção da reserva, uma vez que vários tipos de invasores, como traficantes e desmatadores, insistem em querer invadi-la para roubar plantas e animais. A ilha também tem os seus mistérios e segredos que serão futuramente explorados e aos poucos revelados.
Foto: Divulgação
As boas ações dos jogadores não ficarão restritas apenas ao game ou às inspirações que ele certamente provocará na vida real. Parte da renda real gerada por meio das microtransações, com venda de itens virtuais ou por qualquer outro produto futuro derivado da ideia central, será revertida às entidades apoiadoras do projeto, como a Oito Vidas, a Connecta e a própria ANDA.
Animais resgatados são destinados a áreas especiais, antes de serem adotados (Foto: Divulgação)
“Diante da carência de jogos conceitualmente mais amplos e da perspectiva da criação do primeiro livro ‘As aventuras dos Life Defenders’, o game, que adota os conceitos da Educação Humanitária, já está chamando a atenção de editores, fabricantes de brinquedos e até de produtores de filmes, antes mesmo de seu lançamento”, diz o idealizador e financiador do projeto, Ricardo Negreiros. Para o lançamento do primeiro livro em março de 2013 estamos convidando colaboradores que, investindo apenas R$150, levarão um livro mais o kit com camiseta e adesivos dos Life Defenders.
Quem quiser reservar o seu livro e conhecer o projeto para participar também como investidor basta entrar em contato pelo email ricardo.negreiros@thelifedefenders.com.br.
Assista ao clipe oficial do jogo Life Defenders:

fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão