quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Navio pesqueiro é detido com 41 tubarões mortos

Galápagos

Ilhas Galápagos foram visitadas por Darwin, autor da teoria da seleção natural (Foto: Rede Globo)

O Parque Nacional Galápagos (PNG), encarregado de vigiar o frágil ecossistema do arquipélago equatoriano, informou nesta terça-feira (30) a detenção em sua reserva marinha de um navio pesqueiro com 41 corpos de tubarão.
O barco equatoriano, de nome “North Queen”, foi localizado a cerca de 40 quilômetros da ilha Isabela, o maior do arquipélago, onde havia entrado com a justificativa de “passagem inocente” pela área protegida e onde é ilegal a pesca de tubarões.
Em uma inspeção à embarcação efetuada hoje foram encontrados os corpos de 41 tubarões de três espécies diferentes. Os 21 tripulantes do pesqueiro foram postos em prisão de maneira preventiva, até que se efetuem as investigações correspondentes.
Em agosto as autoridades equatorianas detiveram um barco com 30 tubarões a bordo e prenderam 14 pessoas, enquanto em julho de 2011 interceptaram outra embarcação com 357 animais em seu interior, a maior carga confiscada no arquipélago nos últimos anos, e detiveram seus 21 tripulantes.
Galápagos, situado cerca de mil quilômetros ao oeste do litoral continental do Equador, deve seu nome às tartarugas gigantes que vivem ali e é considerado um laboratório natural que permitiu ao cientista inglês Charles Darwin formular sua teoria sobre a seleção natural das espécies. Este arquipélago foi declarado em 1978 como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão