quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Nova temporada de caça aos lobos preocupa defensores dos animais

Por Noelia Gigli (da Redação – EUA)
Caça de Canis lupus está de volta e com força total
Foto: Flickr
É um péssimo momento para ser um lobo em Wyoming, nos EUA, já que acaba de ter início sua temporada de caça aos lobos depois de meio século. É um dos três estados – os outros são Minnesota e Wisconsin – que proporcionarão caças pela primeira vez em décadas este outono. Os estados de Idaho e Montana proporcionarão pela terceira vez, desde 2009. As informações são do jornal Mother Jones.
Os pontos vermelhos no mapa a seguir representam os lobos nos Estado Unidos – um total de mais de 5 mil nos 48 estados e 11.200 no Alaska (onde os lobos jamais foram protegidos). Múltiplos pontos em um estado mostram localizações aproximadas de lobos; em estados com apenas um ponto não havia mais informações disponíveis.
Foto: Reprodução
Em alguns estados, existem dois tipos de população: “População em observação”, referente aos lobos vistos fisicamente e documentados pelos inspetores da vida selvagem, e a “População Estimada”, referente a um número total de lobos que podem existir, pois seus territórios podem se estender por centenas de quilômetros, o que dificulta a sua catalogação.
Onde estão os lobos selvagens
Foto: Reprodução
Em 1800, caçadores levaram os lobos à beira da extinção nos 48 estados; somente depois de 1940 é que começaram a surgir leis para proibir tal prática. Leis federais e estaduais ajudaram a população de lobo aumentar lentamente, mas, nos últimos anos, as espécies têm sido extintas em vários estados.
Atualmente, os lobos são os animais com mais leis nos Estados Unidos e muitos fazendeiros se opõem ferozmente aos programas de proteção – já que os lobos são uma ameaça para o gado e ovelhas. Por outro lado, conservacionistas apontam para a importância do papel que o lobo desempenha ecologicamente: sem predadores, ecossistemas inteiros podem perder seu equilíbrio.

Foto: Reprodução
Estes últimos anos têm sido tumultuados para os lobos das Montanhas Rochosas. Em 2009, Idaho e Montana proporcionaram a primeira estação de caça aos lobos em décadas. Em 2010, grupos de conservação ganharam uma causa federal que restaurasse a proteção aos lobos nesses estados. Em 2011, o Congresso, mais uma vez, excluiu os lobos da lista de animais protegidos e permitiu que a caça continuasse. A caça em Idaho e Montana já matou 545 lobos, somente no ano passado.
Agradecimentos especiais ao John Motsinger, do Defenders of Wildlife, por sua colaboração neste artigo.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão