sábado, 27 de outubro de 2012

Projeto Tomba-Latas promove respeito e incentiva defesa dos animais


Adriel Arvolea

Como cães e gatos vivem em média 15 anos e necessitam de cuidados - alimentação adequada, vacinas, vermífugos, atendimento veterinário, etc -, orientações sobre posse responsável têm o intuito de evitar os casos de abandono, uma vez que a adoção é para a vida toda. Estima-se que em Rio Claro haja cerca de dez mil animais vivendo nas ruas.

Preocupados com a situação, universitários da Unesp de Rio Claro uniram-se para amparar esses animais e apoiar grupos já existentes em suas ações. São 15 graduandos do curso de Biologia envolvidos no projeto intitulado “Tomba-Latas”, criado em 2012. De acordo com a integrante Cassy Anne Rodrigues, a iniciativa é voluntária e visa promover o bem-estar animal. “Apoiamos instituições e abrigos de animais independentes, seja por meio da arrecadação de fundos e donativos e da realização de feiras para adoção”, comenta Cassy.

Em sua avaliação, casos de abandono refletem a conduta de possuidores que veem o cão ou gato como um mero objeto. “Para muitos, o animal é algo descartável. Mas quem o adquire deve assumir aresponsabilidade de cuidá-lo de maneira humana e adequada”, reforça a universitária. No respeito aos animais e preservação da dignidade, saúde e a vida dos mesmo, o Tomba Latas preocupa-se, também, em garantir cães já vacinados e devidamente castrados ou com a garantia da cirurgia aos novos possuidores.

Para mais informações: (19) 9120-4266 Cassy ou na página do Facebook - Projeto Tomba-Latas. Reuniões do grupo acontecem às quartas-feiras, às 18h, no Espaço de Vivência do Instituto de Biociências (IB) da Unesp de Rio Claro - Avenida 24 A, 1.515, Bela Vista. São aceitas doações e o ingresso de integrantes da comunidade.



Feira



Para auxiliar e estimular a adoção de cães e gatos abandonados, o Projeto Tomba-Latas promove neste sábado (27), das 10h às 16h, no Espaço Livre da Avenida Visconde de Rio Claro, uma feira de adoção. Para adotar o animal, o interessado deve levar documento com foto e comprovante de residência.

Município



No dia 7 de setembro, a Fundação de Saúde assumiu o controle dos animais
 que antes eram atendidos por uma organização não governamental (ONG). Informações: (19) 3527-0309 e 3535-4441.

fonte: jornalcidade.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão