terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rio: UFRRJ não apoiará rodeio este ano

Por Renata Pires, do Jornal Atual | O grupo Frente Abolicionista de Rodeios do Rio de Janeiro (Faro) através do Katumbaia – grupo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ligado a extensão da mesma instituição – influenciou em uma importante decisão da (UFRRJ). Na Expo 2012 a Universidade não apoiará o evento, tradicionalíssimo na cidade, por conta das práticas de rodeio. Em reunião de pauta do Conselho Universitário (Consu), o grupo apresentou evidências dos maus tratos nos rodeios anteriores de 2008, 2009 e 2011, em vídeo exibido para os universitários discentes.
Desde 2009 o grupo luta para extinguir a prática de rodeio e demais atividades que comprovem abuso e maus tratos aos animais. Na reunião do Consu, os abolicionistas apresentaram justificativas plausíveis para impedir a participação da Rural na Expo de 2012. Além do vídeo, mais de 100 fotos foram exibidas demonstrando as irregularidades do show de exibicionismo. O objetivo principal do Faro, e, por conseguinte do Katumbaia, é defender os direitos dos animais. A decisão institucional agradou o grupo. A frente luta para levantar a bandeira dos direitos dos animais dentro do campus, e a extinção da prática de rodeios é a primordial, por expressar os princípios do grupo. Para eles, os oito segundos utilizados no rodeio para cada animal, vão muito além do tempo permitido em lei, além da cultura de “maus tratos” influenciar no futuro das crianças da região. Os abolicionistas apoiam a apresentação dos shows de música, mas sem a exploração de animais.
Nos anos anteriores a Rural participou da Expo para divulgar suas atividades de pesquisa e extensão. Em 2010 a Expo Seropédica e os rodeios não foram realizados por “falta de patrocinadores”.
fonte:  vista-se.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão