quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Segundo estudo, imagens menos agressivas são mais eficazes na propagação dos direitos animais


Segundo estudo, imagens menos agressivas são mais eficazes na propagação dos direitos animais


Por Natalia Cesana (da Redação)
Foto: Reprodução/FARM
A Fundo Sabina, braço da FARM, entidade de defesa dos direitos dos animais explorados em fazendas, recentemente apoiou um estudo, realizado pelo psicólogo Chris Monteiro, que determina se imagens de animais pouco, moderadas ou muito detalhadas graficamente são mais eficazes em melhorar atitudes em favor dos direitos animais.
As imagens utilizadas, que variam de pouco a muito detalhe gráfico, foram: um porco morto, caído no chão lamacento de um matadouro; um porco morto caído no chão ensanguentado de um abatedouro; ou um porco morto com um corte na garganta, caído no chão ensanguentado.
Os efeitos das imagens em relação às atitudes para com os direitos animais foram medidos usando a escala Wuensch, uma pontuação que indica atitudes positivas e negativas em relação à defesa dos direitos animais (Wuensch, Jenkins, & Poteat, 2002).
Foram constatadas múltiplas interações entre as características de personalidades e os efeitos das imagens. Os dois mais relevantes serão discutidos aqui.
Os efeitos gerais
O gráfico acima mostra os efeitos primários das imagens: imagens com baixo detalhamento gráfico foram mais efetivas, imagens com detalhamento médio foram menos efetivas e imagens com grande grau de detalhamento foram menos eficazes, apesar de seu efeito não ser estatisticamente significativo.
Isto significa que, embora as imagens afetem as atitudes em relação aos direitos animais de diferentes maneiras, há 15% de chance de que os resultados poderiam ter sido obtidos mesmo que as imagens não tivessem esse efeito.
Pedimos aos participantes para classificar o nível gráfico das imagens que viram e não houve nenhuma relação entre a classificação do entrevistado e o efeito da imagem, o que sugere que a percepção individual dos níveis de detalhamento gráfico na imagem não afete os efeitos que a imagem pode provocar nas atitudes em relação aos direitos animais.
Isso pode ser benéfico para os ativistas no sentido de entender e estabelecer algum critério para determinar o grau de detalhe gráfico e não tentar sabe-lo subjetivamente.
Autoritarismo de direita
Indivíduos que compactuam com uma autoridade de direita tendem a concordar com afirmações como “nosso país precisa desesperadamente de um líder poderoso que trabalhará para destruir as novas formas radicais e pecaminosas que estão nos arruinando” e tendem a discordar de “gays e lésbicas são tão saudáveis e morais quanto qualquer pessoa” “(Altemeyer, 2007). Existem certas instituições sociais e grupos cujos membros tendem para um autoritarismo de direita. Estas organizações incluem a Igreja Católica, os partidos Republicano/ Conservador, grupos religiosos fundamentalistas e o Tea Party.
Para estas pessoas (linha verde), ver uma imagem de baixo detalhamento gráfico resulta em atitudes mais favoráveis aos direitos animais. Já imagens de detalhamento gráfico moderado resultam em atitudes piores, e imagens de alto detalhamento resulta em atitudes um pouco melhores que a condição moderada.
Para indivíduos que não são do autoritarismo de direita, imagens de detalhamento moderado resultaram em atitudes positivas aos direitos animais. Baixo detalhamento resultou em uma condição melhor e alto detalhamento obteve o pior resultado.
Estes resultados sugerem que, ao pensar em material que será divulgado ou exibido a membros conservadores, as melhores imagens são aquelas com menos detalhamento gráfico. Quando desenvolver campanhas voltadas para grupos mais liberais (na pesquisa, uma imagem que tenha sangue, não uma ferida), parece que imagens com menos detalhamento funcione melhor.
 fonte:anda

Comentário

Funciona de que modo? Em opinião ou em atitude prática depois de ver as fotos: fortes, média ou fracas?Pela experiência, as imagens fracas todos passam por cima já as fortes muitos se detém para olhar, comentam e... embora alguns fechem os olhos e não queiram ver; para esses, dou uma balinha para chupar e, digo: continuem seu caminho de fuga e deixe o planeta ruir - esses, em verdade, querem continuar com seus prazeres e não ver a verdade em sua totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão