segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Artista Jan Fabre é ameaçado por maus-tratos aos animais em obra


Fabre teria recebido ameaças e acusações de maus-tratos aos animais, e foi atacado enquanto corria em um parque da cidade de Antuérpia, na Bélgica. Foto: Mark Renders/Getty Images
Fabre teria recebido ameaças e acusações de maus-tratos aos animais, e foi atacado enquanto corria em um parque da cidade de Antuérpia, na Bélgica
Foto: Mark Renders/Getty Images
O artista belga Jan Fabre denunciou ameaças e ataques que estaria sofrendo por parte de defensores dos animais em resposta à polêmica gerada pela filmagem de uma obra em que se lançavam gatos sobre as escadas do prefeitura de Antuérpia.
Segundo publicaram neste sábado as edições online de vários jornais belgas, o artista teria recebido milhares de mensagens com ameaças e acusações de maus-tratos aos animais e foi atacado no domingo passado por um grupo de pessoas enquanto corria em um parque da cidade. "Me bateram na cabeça e nos rins. Escapei correndo", contou Fabre em declarações ao jornal De Standaard.
O polêmico vídeo - em que várias pessoas lançam para o ar os felinos, que caem sobre proteções colocadas sobre as escadas do prédio do governo municipal, e pode ser visto na internet - foi filmado durante as gravações de um filme de uma produtora francesa sobre a obra de Fabre. Dois dos gatos utilizados na filmagem teriam ficado levemente feridos, segundo vários veículos de comunicação.
O artista, que buscava com essas imagens fazer uma alusão a uma antiga "performance" de Salvador Dalí, pediu desculpas públicas pela ação, que provocou uma grande polêmica no país.
A própria prefeitura de Antuérpia, cuja equipe anterior havia autorizado a gravação, anunciou que processará Fabre, como também o fez a associação de defesa dos animais Gaia. Além disso, o zoológico da cidade do norte da Bélgica vetou a gravação de cenas do filme que estava previsto em suas instalações.
Jan Fabre é considerado um dos artistas contemporâneos mais multifacetados das últimas décadas e se destaca por reunir em seus espetáculos diversas artes cênicas e romper a barreira da classificação das linguagens. No passado, algumas de suas obras já haviam gerado polêmica, entre outras coisas pelo uso de insetos e de restos de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão