sábado, 10 de novembro de 2012

Caçador Tailandês é condenado a 40 anos de prisão por tráfico de chifres de rinoceronte

                                       Foto: Divulgação/Correio da Manhã

Um cidadão tailandês foi condenado a 40 anos de prisão por um tribunal sul-africano. Acusado de caçar ilegalmente rinocerontes e traficar os chifres para mercados asiáticos.
Chumlong Lemtonghtai recebeu uma sentença inédita e considerada exemplar numa altura em que a caça de rinocerontes na África do Sul bateu todos os recordes, com 488 rinocerontes mortos até ao fim de Outubro.
O tailandês declarou-se culpado do crime de caça ilegal de rinocerontes e admitiu ter pago a prostitutas para que elas se fizessem passar por caçadoras de forma a facilitar a colheita de chifres em reservas privadas.
O Ministério Público conseguiu dar como provado que o cidadão tailandês fazia parte de uma rede internacional de tráfico de chifres de rinoceronte, tendo conseguido vender 26 chifres para o mercado asiático até ao momento em que foi detido.
Ainda persistem dúvidas sobre os alegados cúmplices de Chumlong Lemtonghtai. Entre eles, encontra-se um sul-africano, proprietário de uma reserva privada de animais, com várias espécies, entre as quais rinocerontes, e que é visto num vídeo amador colocado no “website” do jornal “Mail Guardian” a presenciar o abate de pelo menos um rinoceronte ao lado de Lemtonghtai.
A Ministra do Ambiente sul-africana, Edna Molewa, já se declarou satisfeita pela sentença proferida hoje, depois de dar o seu aval às intenções iniciais do Ministério Público de pedir uma sentença de 260 anos para este cidadão tailandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão