quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Caçadores envenenam animais em parque nacional africano


Por Natalia Cesana (da Redação)
(Foto: Shutterstock)
Funcionários da reserva Uganda Wildlife Authority (UWA) estão preocupados com os casos crescentes de caçadores que usam veneno para matar os animais do Parque Nacional Queen Elizabeth, segundo informações do jornal Daily Monitor.
Uma suspeita recente de envenenamento foi relatada no setor de Ishaka, perto do lago Albert, no distrito de Knungu. Dois búfalos foram encontrados mortos após envenenamento.
Funcionários da reserva descreveram o ato como sendo um truque usado pelos caçadores para escapar da vigilância do parque, já que armas não podem ser usadas.
Echodu Edyau, guardião dessa parte do parque, disse que o alvo do envenenamento eram os elefantes, devido ao marfim, mas acabou atingindo os búfalos. O caso foi confirmado pelo veterinário da reserva UWA. Ele disse ainda que os abutres que se alimentaram das carcaças também morreram.
Echodu contou ainda que uma pessoa foi presa e que tem alertado as pessoas que moram próximo ao parque para que tentem impedir tais métodos rudimentares de matar animais.
Durante a operação para encontrar mais animais envenenados, os guardas da UWA recuperaram uma arma carregada que foi abandonada pelos caçadores.
O fato aconteceu dois meses após a advertência dada em setembro pela ministra do Turismo, Maria Mutagamba, de que a caça em áreas de proteção estava aumentando.
Apesar da caça, o censo feito pela UWA revelou que o número de elefantes no Parque Queen Elizabeth aumentou de 400, em 1988, para 2.595 em 2010. A pesquisa revelou também que no mesmo período a população de búfalos saltou de 5.000 para 14.858 e a de hipopótamos de 2.200 para 5.024.
No início do mesmo mês, as autoridades da República Democrática do Congo acusaram a Força de Defesa do Povo de Uganda de caçar os elefantes do Parque Nacional de Garamba.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão