sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cães são exterminado devido a surto de cinomose em Canil Municipal


A Secretaria Municipal de Saúde informa que um surto de cinomose foi detectado no Canil Municipal, administrado pelo Núcleo de Controle de Zoonoses. Estima-se que 22 cães já infectados foram recolhidos das ruas da cidade nas últimas semanas.
Segundo o veterinário responsável pelo Núcleo, Denílson Vargas, “houve tentativa de salvar a vida destes animais que foram abandonados por seus tutores e mereciam um novo lar, mas infelizmente a doença estava em um grau muito avançado e os remédios não deram conta, sendo inevitável a eutanásia, até para que a vida dos outros animais sadios fosse preservada”.
No total, 72 animais nitidamente doentes e sem chance de recuperação foram exterminados e 33 deles eram filhotes, sem idade para serem vacinados, o que facilitou a infecção. Todas as baias do Canil foram higienizadas, como forma de prevenir que mais animais sejam infectados pela doença.
Atualmente, o Canil Municipal abriga 260 animais que foram abandonados ou fugiram de seus tutores. Eles foram recolhidos das ruas em estado de vulnerabilidade, a exemplo de cadelas prenhas, filhotes ou atropelados. Todos estão sendo monitorados por profissionais do Canil Municipal.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão