sábado, 10 de novembro de 2012

Ibama autoriza festa de música eletrônica no Beto Carrero World


Depois de quase dois meses e dois projetos negados, enfim, os organizadores do Dream Valley Festival conseguiram convencer o Ibama de que a festa que trará DJs do mundo todo pra Penha não trará riscos aos mais de 700 animais de diferentes espécies que vivem no zoológico do parque Beto Carrero World, onde a have acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro. Já está sendo levantada a estrutura, que ficará mais distante do zoo.
Ontem, dia 09, o órgão federal liberou parecer favorável, impondo pra isso algumas restrições que não foram divulgadas. O Ministério Público (MP), através da 2ª Promotoria do Meio Ambiente da Penha, promete analisar bem o documento pra saber se ele tem fundamento, uma vez que outros dois projetos já haviam sido negados pelo Ibama por representarem risco de vida pros animais.
O superintendente interino do Ibama em Santa Catarina, Marcos André de Mello, explica que o parecer técnico do órgão foi favorável à realização do evento no estacionamento do kartódromo do parque, a cerca de 500 metros do zoológico – 300 metros mais longe de onde seria a festa no projeto inicial.
Marcos ressalta que, após analisar o terceiro projeto, o Ibama decidiu pela liberação, mas lembra que cabe recurso de qualquer entidade ou pessoa que seja contrário ao evento. “A festa foi liberada, sob algumas condicionantes que estão no parecer. O parecer está no setor técnico para as últimas averiguações, mas garanto que os técnicos do Ibama vão estar na festa e também nos dias que a antecederem, pra verificar se está tudo nos conformes do parecer”, avisa Marcos.
Eduardo Philipps, diretor da Green Valley, uma das organizadoras do festival, foi contactado, mas conseguimos um posicionamento. Também foi feito contato com a assessoria de comunicação da empresa, que solicitou perguntas por e-mail, mas que não foram respondidas.
Revoltado com a decisãoO empresário e microbiologista Pedro Alejandro Ynterian, radicado em São Paulo e presidente do Projeto GAP Internacional, movimento de defesa dos direitos dos grandes primatas, considerou um absurdo o Ibama aprovar a festa. Sua argumentação consiste no fato de que a audição dos animais selvagens é muito delicada, infinitamente mais sensível que o ouvido humano. Esses bichos escutam sons a quilômetros de distância e, segundo Pedro, podem perder a estabilidade mental e até morrer, especialmente os felinos e primatas, como leões e macacos.
“Como é possível pensar que um som daquele nível não vai perturbar e até causar a morte de alguns por estresse?”, questiona, pra em seguida dizer que o mais lamentável é que a direção do parque, que mantém o zoológico, conhece os riscos em que vão colocar os animais, mas não se pronuncia e permite que um festival deste porte seja realizado em suas dependências”, alega.
Veterinários e biólogos do parque Beto Carrero não se pronunciaram. A assessoria de comunicação do parque informou que ninguém iria se manifestar sobre a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão