sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ministério Público fecha zoológico em Vitória de Santo Antão




Foto: Marcelo Soares/JC Imagem
O leão Ageu está velho e doente. Ele é cego de um olho e o outro está comprometido por uma catarata. O andar dele é cambaleante e, muitas vezes, dá a impressão de que vai cair.
O urso Bruno era de um circo e foi recolhido pelo Ibama em 2004, depois que se constatou que sofria maus-tratos e estava muito abaixo do peso. Antes de ir para Vitória de Santo Antão, ele passou por um período de quarentena no zoológico do Recife.
Hoje, Bruno pesa quase 300 quilos. A jaula dele foi considerada pequena pelo Ibama, que também reclamou do tamanho do tanque, usado pelo animal para se refrescar. “O zoológico não tem condições, na situação atual, de manter animais de grande porte”, afirma Edson Andrade, analista ambiental do Ibama.
Circulando pelo zoológico, é possível ver que a situação da lhama também não é das mais adequadas. Ela está precisando de uma tosa. O portão do ambiente onde ela fica está em precárias condições.
O zoológico de Vitória de Santo Antão, que hoje tem 104 animais, está fechado desde setembro por determinação do Ministério Público. Ele foi inaugurado em 1950 e nesses mais de 60 anos, nunca recebeu licença ambiental para funcionar.
A prefeitura deu início a uma reforma, na tentativa de poder reabrir o espaço. “Se fez necessário que tudo isso fosse feito rapidamente, para que daqui fosse adequado e depois levado para o novo bioparque”, explica Paulo Roberto Arruda, secretário municipal de Turismo.
A promotora de Justiça Vera Rejane Mendonça, que requisitou o fechamento do zoológico por considerar inadequadas as condições dos animais e por causa da falta de licença ambiental, estranhou que a prefeitura tenha começado a fazer essa reforma agora. “Esse projeto não foi apresentado, então não se sabe se essa reforma se adéqua aos parâmetros legais previstos na legislação ambiental”.
A prefeitura de Vitória de Santo Antão informou que está elaborando um projeto para construção de um novo zoológico na cidade.
Assista à reportagem aqui.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão