domingo, 11 de novembro de 2012

Operação apreende 22 pássaros presos em cativeiro, em Passo Fundo


Foto: Divulgação

Uma operação conjunta de fiscais da Secretária do Meio Ambiente de Passo Fundo e soldados do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), apreendeu, no final da tarde dessa quinta-feira, 08, 22 pássaros silvestres num cativeiro clandestino.
Os pássaros, de diferentes espécies, foram descobertos em gaiolas e em um viveiro de 8 metros quadrados, nos fundos de uma residência  na periferia de Passo Fundo, RS. Os agentes chegaram ao local após denúncia anônima.
O biólogo da Secretaria do Meio Ambiente, Luizandro Ferrari, explicou que os pássaros aprendidos são da fauna nativa silvestre, alguns deles de espécies ameaçadas de extinção, como Canário da Terra, Pintassilgo e Azulão.
Os fiscais constataram que, além de tudo, os animais estavam sendo mantidos de forma precária e com alimentação inadequada.
Encaminhados para o hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, Ferrari disse que os pássaros devem passar por uma quarentena e, após esse período, os que tiveram condições de sobreviver no seu habitat serão devolvidos a natureza.
O proprietário da casa vai responder um processo administrativo na Secretaria do Meio Ambiente e poderá ser multado em R$ 500 por espécie apreendida. Além disso, vai responder por crime ambiental contra a fauna, com pena que pode chegar a um ano de reclusão e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão