segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ovelhas exploradas para consumo morrem de estresse durante transporte


Foto: Reprodução/La Asociación Nacional para la Defensa de los Animales
A Associação Nacional para a Defesa dos Animais denunciou, recentemente, as precárias condições de transporte em barco desde Cartagena até o Líbano de um grupo de ovelhas, em circunstâncias “tão duras e estressantes” que vários animais acabaram morrendo pelo caminho.
Segundo a Associação, assim são transportadas, rotineiramente, milhares de ovelhas idosas para serem vendidas na Espanha, e que no final de sua vida “produtiva” – para leite, lã ou cria de cordeiros – são enviadas aos matadouros a mais de mil km de distância. As informações são do jornal La informacion.
Tanto tal associação como a organização Animal’s Angels há muitos meses vêm investigando esse tipo de transporte, que começa em diversas partes da Espanha e termina em vários pontos do Oriente Médio.
Na última investigação realizada pelas organizações, foram constatados tanto os deficientes meios de transporte onde os animais são depositados (caminhões velhos, sem rampas para que possam descer facilmente) como a superlotação a que são submetidos. Em tal ocasião, várias ovelhas morreram durante a viagem que ia de Cartagena ao Líbano.
Para evitar essa “travessia ao deserto”, a Associação Nacional para a Defesa dos Animais  e a Animals`Angels reivindicam à Comissão Europeia que elimine os subsídios concedidos, atualmente, para exportações de animais vivos por barco a outros países.
“Esse tipo de ajuda, dirigida aos animais destinados ao gado bovino de cria, fomenta o envio de animais por infinitas travessias marítimas. Mesmo que a Comissão Europeia tenha permitido a eliminação de tais subsídios para 2013, ainda não deu nenhum para nessa direção”, afirma Alberto Díez, porta-voz da Associação.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão