sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Recém-descoberto peixe de água doce é batizado com o nome de Obama


Etheostoma obama - Foto: Divulgação/The Guardian
Cientistas americanos nomearam uma espécie de peixe recém-descoberta em honra do presidente dos EUA, Barack Obama.
O nome de Etheostoma obama foi dado a um tipo de peixes que vive em córregos e rios de água doce da América do Norte. Quando adultos, chegam a até 48 milímetros de comprimento, tem uma cor laranja com destaques azuis e se movem rapidamente.
O Etheostoma obama faz partes das cinco espécies recém-descobertas – todas membros da família Percidae – que receberam nomes de quatro presidentes e um vice-presidente. Todos, exceto um são democratas, como Obama.
Ele recebe o seu nome a partir de sua capacidade de contornar rochas e outros obstáculos no fundo dos cursos de água.
Os pesquisadores, Steve Layman de Consultores Geosyntec na Geórgia e Mayden Rick de Saint Louis University, depararam-se com a primeira espécie nova nos rios Pato e Buffalo, depois da drenagem do rio Tennessee, de acordo com o blog da Scientific American’s Running Ponies. A maioria deles vivem nos riachos do norte do Alabama e Tennessee oriental.
“Escolhemos o presidente Barack Obama por sua liderança, em especial nas áreas de energia limpa e proteção ambiental, e porque ele é um dos nossos primeiros líderes a abordar a conservação e proteção do meio ambiente a partir de uma visão mais global”, disse Layman.
Foto: Divulgação/EPA
Os outros presidentes homenageados foram escolhidos por suas credenciais ambientais: Teddy Roosevelt pela anulação das áreas de deserto de monumentos nacionais e parques; Jimmy Carter, por sua política de energia e trabalho humanitário em sua carreira pós-presidencial; Bill Clinton, pela preservação do deserto, e Al Gore, o único vice-presidente na lista, tanto por seu trabalho ambiental e seu status como por ser um nativo do Tennessee.
Com informações de The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão