terça-feira, 27 de novembro de 2012

Salvador (BA) busca referência em SP para implantação do primeiro hospital público veterinário


Rapaz responde a perguntas de Ana Rita e Carlos Ferrer sobre o atendimento (Foto: Wagner Ferreira)
Uma comitiva, formada pela vereadora eleita por Salvador para o mandato de 2013, Ana Rita Tavares e o presidente da Federação Baiana de Entidades Ambientalistas Defensoras dos Animais (Febadan), Carlos Ferrer, esteve em São Paulo, no sábado (24) para conhecer o hospital veterinário público gratuito da capital paulista. O objetivo da visita foi checar de perto as instalações e obter subsídios técnicos para trazer a ideia para a capital baiana e assessorar o executivo municipal na sua instalação.
O hospital paulista é fruto de uma parceria entre a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) e o município, que remunera a associação pelo serviço. O valor gira em torno de R$ 600 mil por mês.
Por dia, são cerca de 100 atendimentos, mediante retirada de senha no local, 30 destes são de novos casos. “O nosso atendimento é desde a ração até a quimioterapia e cirurgia. Todos os casos são acompanhados por nossa equipe de 42 veterinários 43 enfermeiros”, explica a coordenadora do hospital, Sheila Freitas.
Recentemente, foi necessária a criação de um outro posto de atendimento. Maior, a nova instalação conta com laboratório, centro cirúrgico, atendimento de emergência e consultórios. O primeiro prédio já contava com aparelhos de raio X e ultrassom digitais, enfermaria e área de isolamento para animais com doenças infectocontagiosas, como cinomose, parvovirose, entre outras.
Após a visita, Ana Rita Tavares revela está convicta da viabilidade do serviço em Salvador. “Ver de perto o funcionamento do hospital público veterinário paulista me faz crer que isso é perfeitamente viável em nossa cidade, a terceira maior capital do País. Estou certa que ACM Neto honrará o compromisso que assumiu comigo, quando declarei meu apoio a ele no segundo turno das eleições municipais”. Teremos, sim, um hospital público veterinário na nossa cidade!”, comemora Ana Rita.
Segundo Carlos Ferrer, a parceria entre a vereadora eleita e o futuro prefeito promete dá certo. “A vereadora Ana Rita Tavares estará ao lado do nosso novo prefeito, no esforço comum, para que possamos proporcionar aos animais e aos seus protetores esse serviço essencial de saúde veterinária. Precisamos melhorar aqui a realidade sofrida dos animais domésticos, com a criação do hospital veterinário gratuito público, dando dignidade ao nosso município”, diz Ferrer.
Carlos Ferrer e Ana Rita aprovaram os equipamentos utilizados pelo hospital (Foto: Wagner Ferreira)
Primeiro hospital público gratuito
Ao contrário do que vem sendo divulgado pela imprensa, o Serviço Veterinário da Anclivepa de São Paulo não é o primeiro hospital público veterinário gratuito da cidade. São Paulo já contou com uma unidade de atendimento gratuita à população de baixa renda. Foi o Hospital Zoófilo de São Paulo, fundado pela União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) em 1919. O serviço ainda incluía, lar temporário – para animais domiciliados e não domiciliados – três ambulâncias e um cemitério.
A Uipa foi fundada em 1895 e é a primeira entidade de defesa dos animais do País com 117 anos. Atualmente a ONG conta com uma clínica veterinária, que atende a preços populares, e abriga 1200 animais, entre cães e gatos. “Hoje temos uma folha de 1,5 milhão e o atendimento da clínica, associado com algumas doações, é que garante pagarmos as contas, mas, com a nossa demanda, ainda necessitamos de doações”, revela a presidente da instituição Vanice Orlandi.
Fachada do Hospital da Uipa (Foto: Arquivo Uipa)
fonte:.anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão