sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Surfista e ativista ambiental recebe apoio popular em sua remada em defesa dos golfinhos de Maui

Nova Zelândia

Golfinho de Maui, seriamente ameaçado de extinção na Nova Zelândia (Foto: Divulgação)
O free surfer e ativista ambiental Dave Rastovich encontrou centenas de apoiadores em sua travessia pela preservação dos golfinhos de Maui e contra a extração de minerais marinhos na Nova Zelândia.
Moradores locais e simpatizantes reuniram-se no último domingo, 25, em Raglan, a cerca de 150 quilômetros de Auckland, na Nova Zelândia, para uma grande confraternização em prol das ideias de Rastovich.
A bordo de pranchas, caiaques, canoas, entre outros, eles formaram um comboio ecológico até a região de Kopua Domain, área ameaçada pela exploração de minerais que pode prejudicar o já quase extinto golfinho de Maui.
“Há muito em risco. Eliminar o golfinho de Maui, perder areia, mexer no fundo do mar, liberar toxinas que vão criar zonas mortas no oceano. É um problema que vai afetar a todos na Nova Zelândia”, afirma Rastovich.
“Menos de 3% do dinheiro ganho com esses grandes projetos vai ficar na Nova Zelândia, então não é sobre o dinheiro”, complementa o surfista, que partiu para uma remada de 350 quilômetros ao longo da costa neozelandesa.
No caso do golfinho de Maui, onde restam cerca de apenas 55 adultos da espécie, Rastovich citou a recuperação de populações de baleias-jubarte em lugares como Tongan e a costa Leste da Austrália como inspiração para agir rápido.
“Ainda não é tarde. A recuperação da população de baleias em Tongan também ficou reduzida para cerca de 55 e agora passa dos dois mil. Com ações decisivas e consciência coletiva é possível salvar esse belo e único animal”, diz Rastovich.
Para o seu trajeto, Rastovich formou o grupo KASM (Kiwi’s Against Seabed Mining) e tem encontrado muito apoio entre o caminho que vai de Raglan até Cabo Taranaki. A intenção é completar a travessia em mais uma semana.
Fonte: Waves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão