domingo, 4 de novembro de 2012

Suspeita de mortes de animais nos EUA recai sobre produtos chineses


A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais Domésticos (Abinpet), em sua missão de fomentar e promover o crescimento e divulgação dos produtos para animais produzidos no Brasil, atenta para a qualidade dos snacks comercializados em todo o mundo.
Um dos exemplos mais emblemáticos dos últimos tempos em relação à qualidade de alimentos para animais vem dos Estados Unidos. Em relatório recente, o FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano de vigilância sanitária e fiscalização de medicamentos, relacionou o aumento de casos de doenças em animais domésticos ao aumento da importação de carne de frango processada do estilo jerky (desidratada e curada), proveniente da China. Até 2011, esse número chegou a 3,64 mil toneladas. Nos últimos 18 meses, relatórios deram conta de 360 mortes caninas e uma felina, em todos os 50 estados norte-americanos e em seis províncias canadenses. A reincidência de produtos chineses relacionados ao hábito alimentar dos animais mortos levantou suspeitas do órgão federal.
A importação de alimento para cães e gatos vindo da China, nos Estados Unidos, saltou de 1,8 mil toneladas, em 2004, para 25 mil toneladas até 2007. Em viagem de inspeção ao país asiático, o FDA identificou que uma das empresas exportadoras possuía documentos falsos para o recebimento de glicerina, ingrediente presente na maioria dos jerkies. Como resultado da inspeção, a autoridade chinesa para Administração de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena informou ao FDA que produtos foram embargados e exportações suspensas até ações corretivas fossem tomadas. Snacks para animais domésticos, carne jerky inclusa, são um dos maiores crescimentos do setor animal atualmente, nos Estados Unidos.
A Abinpet, por meio de seus pilar regulatório discute e analisa diversas normas e regulamentações que garantem a qualidade da produção e manejo de produtos e serviços para animais domésticos no Brasil, com o intuito de estimular a produção, exportação e consolidação da indústria brasileira no exterior. Um dos exemplos é o Manual Pet Food Brasil, da própria entidade e a presença da Abinpet em reuniões de escala global, como o encontro da Global Alliance of Pet Food Associations, entidade que representa as associações do mercado animal em todo o mundo, e que está incentivando seus membros a adotarem um guia de boas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão