segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

40º Congresso/Festival Vegetariano que aconteceu em São Francisco e Los Angeles nos EUA

                                             Vegetariana da PETA em manifestação (Foto: PETA)


O 40º Congresso/Festival Vegetariano que aconteceu em São Francisco e Los Angeles nos EUA apresentou muitas novidades em termos de produtos para vegetarianos e veganos, mostrando que a cada dia que passa o mundo se aproxima mais da alimentação vegetariana, única forma de preservação e sobrevivência do planeta. Um brasileiro vegano, esteve no evento e conta como foi:

Por Alex - Guia Vegano
Alex - Guia Vegano (Foto: RDA)
Dando uma espiadinha no futuro, é assim que me senti ao comparecer ao 40oCongresso/Festival Vegetariano em San Francisco e Los Angeles nos EUA, ocorrido há algumas semanas atrás (outubro de 2012). A sensação de olhar para o futuro, nem foi por mérito do evento em si, que foi até relativamente pequeno, se comparado a outros passados que foram grandiosos como os de Jacarta (2010) e Florianópolis (2004). O que salta aos olhos são os avanços que o movimento vegetariano e vegano americano já produziu em termos de logística e disponibilidade de produtos alternativos para veganos.

Praticamente todos os principais restaurantes onívoros tem um menu à parte vegano, nos supermercados ou em mercados especializados gigantescos como o Whole Foods (rede que se espalha por todo o EUA) é possível comprar uma infinidade de alimentos industrializados veganos e as vezes orgânicos, desde imitações de carnes (hamburgueres, bifes, bolinhos, peru) a queijos realmente incríveis que não deixam nada a desejar aos originais feitos a partir de leite de vaca.

Sem dúvida esta realidade facilita em muito a vida de quem deseja mudar sua dieta, que poderá contar com alimentos prontos e relativamente baratos e com freqüência mais saudáveis que os seus contraparte feitos com cadáveres animais.

Produtos vegetarianos substituem a carne (Foto: Reprodução)
Mas porque então a população inteira ainda não se veganizou?
Bem fiz esta mesma pergunta a uma Chefe de cozinha vegana (AJ) em Los Angeles, na avaliação dela é que ainda há uma cultura muito forte no imaginário das pessoas de que carne é necessária para uma boa saúde. Somado a isso há fatores secundários, como o preço que sempre acaba sendo um pouco mais caro que os produtos feitos a partir de abate animal que são altamente subsidiados pelo governo.

Bem isto mostra que o buraco do veganismo é mais embaixo, podemos sim melhorar muito ainda, chegar no nível que EUA e Reino Unido, mas isso por si não seria o suficiente. Esta realidade, que deve estar a menos de uma década de distância para nós tupiniquins, será um grande avanço mas não é o fim em si. Muito trabalho há pela frente depois disto.

Tudo isso mostra que temos que atacar o problema na raiz, onde nasce o preconceito, onde a cultura é formada, ou seja nas escolas, temos que direcionar cada vez mais o esforço de ativismo para a educação de crianças, fazer palestrinhas e apresentações usando sempre uma linguagem própria para esta faixa etária, quem chegar nas escolas com vídeos de cenas fortes certamente será mal recebidos.

Voltando aos eventos, estes foram divididos em duas partes uma em San Francisco, dentro de uma feira vegetariana é montada todo ano no Parque Golden Gate, e outra em Los Angeles dentro de um seminário sobre saúde natural, que também é promovido todos os anos por um empreendedor local e sua família. Os novos alimentos queridinhos dos naturebas de plantão são o Brócoli e a Couve, a ambos são atribuídas propriedades milagrosas que darão vida eterna a qualquer mortal.

Os novos vilões são os óleos, e aqui não há distinção entre o óleo de soja, Azeites Virgens e a Banha, para alguns médicos ali presentes, todos são danosos, prescrevem que se alguém quer ser à prova de ataque cardíaco não deve consumir óleo ou gordura de forma alguma na comida, ao menos não deve ser adicionada, já que muitos alimentos in natura possuem gordura em si. Esta é a dieta que o Ex-presidente Bill Clinton está seguindo e parece ter dado resultados para manter seus exames de sangue dentro da normalidade sem usar remédios e com isso potencialmente ganhar alguns anos de vida no final, quem viver verá.

Da Europa chegou uma ótima novidade em termos de produto, uma pasta de dentes que contém B12, a genial idéia foi de Sebastian Zösch da Alemanha, dirigente da Sociedade Vegetariana Alemã. O produto ainda não tem previsão para chegar ao Brasil, mas certamente é solução para aqueles que se sentem incomodados em tomar um comprimido de suplementação (por achar que não é natural). Escovar os dentes, que diga-se de passagem também não é nada natural, é algo que 99% das pessoas fazem sem se questionar todos os dias, ao menos 3 vezes ao dia. A pasta não é para ser ingerida, a absorção se da pelas gengivas como foi comprovado com testes em humanos voluntários, existe uma versão com e sem o flúor, para agradar até aos naturebas mais exigentes.

Para os interessados em participar o próximo Festival Vegano Mundial da IVU deverá ser na Malásia em 2013 com possível esticadinha na Tailândia. (Guia Vegano)
fonte: http://jornalanimais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão