sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

África do Sul e Vietnã assinam acordo contra caça a rinocerontes


Foto: Reprodução
618: esse é o número de rinocerontes mortos na África do Sul neste ano, quase o dobro do número de mortos em 2010.
Mas há uma boa notícia: em 10 de dezembro, as autoridades sul-africanas assinaram um acordo com o governo vietnamita para prevenir e desencorajar a caça ‘furtiva’. As informações são da Care2.
O acordo rege a cooperação entre as autoridades e um trabalho mútuo para reforçar as leis contra a caça internacional dentro de ambos os países.
Mais de 37.000 leitores do site Care2 assinaram uma petição solicitando que o governo do Vietnã tomasse uma atitude contra os traficantes, o que ajudou a chegar ao resultado.
Qual é a conexão entre África do Sul e Vietnã?
Eles são co-dependentes: a África do Sul é o lar de cerca de 80 por cento da população de rinocerontes do mundo, enquanto o Vietnã é um dos vários países asiáticos com uma alta demanda por chifre de rinoceronte, pois se pensa erroneamente que ele tem substâncias medicinais, como a cura contra o câncer ou como afrodisíaco, entre outras supostas e equivocadas aplicações.
Por esse motivo, o acordo representa um grande passo à frente.
Do Voice of America:
“O sucesso ou não do acordo será altamente dependente da vontade política para implementá-lo”, disse Richard Thomas, porta-voz da ONG Traffic, que luta contra a caça e que conduziu o acordo entre os países. “Se tal vontade existe – e já percebemos essa vontade por parte da África do Sul – agora temos o reconhecimento público oficial pelo Vietnã de que há um problema muito grave com o comércio ilegal de chifres de rinoceronte. Isso significa que recursos adequados serão dedicados a ter um impacto real sobre as redes de crime organizado que estão por trás do tráfico de presas”, complementa Richard.
A África do Sul deslocou soldados e investigadores para os parques para combater os caçadores, mas o verdadeiro problema é a demanda externa pelos chifres.
Albi Modise, porta-voz do Departamento de Relações Ambientais da África do Sul, disse ao Voice of America que a caça aos rinocerontes é um problema internacional, impulsionado pela demanda. “Para combatermos eficazmente a caça, percebemos que nossa abordagem deve ser multifacetada. Um dos problemas que precisamos abordar é a maneira como nos engajamos com países estrangeiros. Nós acabamos de assinar um Memorando de Entendimento com o Vietnã, e o nosso plano é assinar um com a China, outro com a Tailândia, e também estamos em discussões com autoridades de Hong Kong”, afirma o porta-voz.
Os rinocerontes atingidos por caçadores para a retirada de seus chifres morrem de forma extremamente cruel: os caçadores cortam seus rostos e retiram os chifres com os animais ainda vivos, e estes ficam abandonados à própria sorte, sangrando até morrer, o que muitas vezes leva dias.
Abrandar o ritmo de caça aos rinocerontes envolve complexidade e deverá ser um processo complexo e lento, mas as autoridades parecem estar caminhando na direção correta.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão