segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Animais entediados: saiba como identificar e tratar



Agressividade, latido em excesso, apego exagerado ao tutor, destruição de objetos e automutilação são alguns dos sintomas dos animais entediados. Se o seu animal não apresentava estes sinais e passou a ser assim, a mudança de comportamento pode ser sinal de ócio. Veja o que é necessário fazer ao perceber distúrbios no comportamento no seu animal.
A ociosidade, principal causa do tédio, deve ser evitada. Quando entediado, tanto o gato como o cachorro acabam liberando seu estresse nos objetos ou nas pessoas. “O animal pode se tornar agressivo com o próprio tutor ou outros animais. É preciso mudança na rotina e no ambiente além de tratamento medicamentoso”, explica a veterinária e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Roseana Diniz.
O advogado João Marcelo Guerra, 30 anos, percebeu que quando seu cão Cheetos, um shitzu de dois anos e meio, começou a praticar exercícios no parque canino Woods Nook, ficou menos agitado e bem mais dócil. “Quem tem cachorro em casa é obrigado a deixá-lo muito sozinho e parado. Quando começou praticar, além de ficar menos ocioso, a saúde e a socialização com outros cães melhoraram bastante”, afirma. O cãozinho, além disso, caminha com o tutor duas vezes por dia.
O tédio pode ser tratado também com a ajuda de remédios, mas é essencial a mudança na rotina do animal. “Não existe tratamento com medicamentos sem a mudança no ambiente”, informa Roseana. A veterinária alerta ainda sobre o acompanhamento de um especialista para o reconhecimento e tratamento corretos. “Podem ser usados tratamentos à base de florais, fitoterapia, aromaterapia e também acupuntura, mas o uso de brinquedo que use o raciocínio também é importante”, explica.
Animais que vivem dentro de casa têm mais chances de ficar entediados, pois costumam se movimentar menos. Caminhadas e brincadeiras podem evitar uma rotina ociosa que cause tédio e traz benefícios à saúde. A socialização com outros animais da mesma espécie também é importante para o animal manter uma rotina saudável e dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão