terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Aumenta o número de vegetarianos no Sul Fluminense, no RJ


Médicos e nutricionistas da região afirmam que o número de vegetarianos aumentou consideravelmente nos últimos cinco anos e alegam que, diferente do que se pensa, a dieta pode ser muito benéfica à saúde, se for acompanhada de perto por um especialista.
Segundo uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), realizada entre 2009 e 2010, 9% da população brasileira era vegetariana na época. A pesquisa foi realizada com 18.884 pessoas, comparando os hábitos de consumo de homens e mulheres.
Para comprovar este crescimento, basta reparar na quantidade de restaurantes vegetarianos nas cidades e nas opções de pratos sem carne nos estabelecimentos convencionais para concordar que o número de pessoas – tão comprometidas com a causa animal a ponto de mudar completamente seus hábitos alimentares – está aumentando.
Os nutricionistas afirmam, no entanto, que, se você cortar a proteína de origem animal, alguns cuidados devem ser tomados para manter o corpo bem nutrido e o organismo funcionando corretamente.
A especialista em nutrição, Luciana Moura, por exemplo, contou que recebe semanalmente em seu consultório cerca de 10 jovens que optaram por viver sem o consumo de carne.
- Nos vegetais, podemos encontrar todos os nutrientes necessários para uma nutrição adequada. O único nutriente que o corpo necessita e que não é encontrado em alimentos do reino vegetal é a Vitamina B12, se fazendo necessária uma suplementação para vegetarianos que não consomem ovos, leite e derivados, os chamados veganos. – explicou, – O maior erro de muitos vegetarianos é apenas deixar de comer os alimentos de origem animal e não se informar sobre a correta substituição, como, por exemplo, a soja, que tem proteínas e nutrientes maravilhosos.
Um exemplo de vegetarianismo saudável é o da artista plástica Regina Couto. Ela adotou este estilo de vida aos 11 anos e não consome nenhum alimento de origem animal. Regina resolveu mudar sua alimentação ao descobrir que a maioria dos animais abatidos sofrem maus-tratos e morrem de forma cruel. Mais tarde veio a preocupação com a saúde, já que há pesquisas que relacionam consumo de carne vermelha com problemas cardiovasculares e ela tem histórico desses problemas na família.
- Além de tudo isso, alguns estudos afirmam que uma dieta vegetariana diminui o risco de outras doenças, como diabetes e câncer. – pontuou Regina, que planta em casa grande parte dos vegetais que consome.
Um caso interessante é o do estudante de medicina Luiz Armond, cujos pais são vegetarianos.
- Um dos grandes desafios para quem adere ao vegetarianismo ainda jovem é o apoio da família. Meus pais nunca me obrigaram e, quando optei por deixar de comer carne, eles me apoiaram muito. Minha mãe é vegetariana desde os sete anos e foi mais ou menos com essa idade que eu decidi me tornar também. – contou Luiz, – O maior medo que eu tinha era o de ficar fraco e não me desenvolver como deveria. Hoje peso 102 kg, adoro academia e, como ovolactovegetariano, digo que tem como ficar com o corpo muito legal sem precisar de carne.
Encontros
Os vegetarianos e veganos de Volta Redonda e Barra Mansa costumam fazer encontros mensais onde compartilham receitas e experiências da vida sem carne. Eles chama o encontro, realizado cada vez com mais frequência, de Piquenique Vegano, porque cada um leva um ou mais alimentos de origem vegetal para compartilhar com os demais, e o grupo passa tardes agradáveis com brincadeiras, músicas e companheirismo.
- Quando você adota um estilo de vida diferente da massa, é comum se sentir sozinho. Nossos encontros dão aos novos vegetarianos na região a possibilidade de encontrar pessoas que pensam da mesma forma e se sentir parte de um grupo que partilha da mesma ideologia. – explicou Camila Freitas, uma das idealizadoras do projeto e vegetariana estrita.
Como uma nova defensora da causa animal, a estudante de publicidade, Sofia Piassi, acredita que os encontros reafirmam a ideologia, tornando mais fácil seguir com a dieta.
- Sou nova nisso, mas rapidinho fui descobrindo que não é só o habito alimentar que muda quando você decide se tornar vegano ou vegetariano, vai muito além. Descobri muita coisa com os meus amigos que também são veganos. Até criei um grupo no Facebook, que permite que pessoas como nós entrem e interajam. Facilita também a marcação dos encontros e o compartilhamento de receitas. – relatou Sofia, – Fico realmente muito feliz de ver que a cada dia o grupo vegano tende crescer, diminuindo a crueldade e a matança em nosso país, – concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão