terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cadáver de tartaruga é retirado do mar com garrafa pet na garganta

Recife/Pernambuco
 Tartaruga morta foi recolhida na praia de Pau Amarelo, em Paulista (Foto: Adriano Artoni / Acervo pessoal)


O cadáver de uma tartaruga adulta, provavelmente da espécie Caretta caretta, foi resgatado, no fim da tarde desta segunda-feira (03), na praia de Pau Amarelo, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Alertado por banhistas, o corpo do animal foi retirado do mar por Adriano Artoni, que atua como ambientalista voluntário desde 1987. “Quando passei a mão pelo pescoço dela, apertei e comecei a ouvir um barulho de plástico dentro da garganta. Era a garrafa pet, mas não sei dizer se colocaram ou se ela engoliu”, conta o voluntário.
Rosilda Barreto, professora doutora do Departamento de Morfologia e Fisiologia animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco, suspeita que a garrafa tenha sido confundida com alimento. “Essa espécie é chamada de cabeçuda porque tem realmente a cabeça maior, então pode ter tentado ingerir a garrafa junto com outros alimentos”, afirmou.
Animal em extinção, assim como todas as espécies de tartaruga, a cabeçuda não é comum em Pernambuco. “Ela desova mais em Sergipe e no Rio de Janeiro, mas às vezes as correntes marinhas trazem. Aqui, a mais comum é a de pente”, esclarece a professora.
Sobre a espécie da tartaruga, a especialista explica: “Só seria possível afirmar com certeza se houvesse como verificar as escamas da carapaça, mas, pela foto, provavelmente é uma Caretta caretta”.
A tartaruga já estava em avançado estado de decomposição e não tinha a nadadeira traseira esquerda. Segundo Artoni, deveria estar boiando no mar há quatro ou seis dias. O cadáver foi enterrado na areia da praia.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão