segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Campanha no Recife (PE) incentiva adoção de animais com deficiência


Foi lançada neste sábado (1°), no Recife, uma campanha que incentiva a adoção de animais, principalmente aqueles que têm algum tipo de deficiência. A ação ocorreu no Caninos Pet Clube, no bairro de Casa Forte, Zona Norte da cidade. Muita gente foi ao local participar de atividades com seus animais e doar alimentos para pessoas que abrigam gatos e cachorros.
Dos 60 animais disponíveis para adoção, levados por pessoas reconhecidas como “protetoras de animais”, apenas três conseguiram um lar, ainda pela manhã. Nenhum tinha deficiências. O G1 visitou o local à tarde e encontrou histórias comoventes, como a da dona de casa Antônia Carneiro. Ela levou um casal de gatos cegos, que foi deixado na porta de seu apartamento, onde diz conviver com cerca de 130 gatos, no Ipsep, Recife.
Tonha dos gatos
Antônia com gato cego para adoção (Foto: Luna Markman/G1)
Conhecida como Tonha dos gatos, ela começou a cuidar de animais há 15 anos, quando encontrou um que precisava de cuidados. “É loucura quem começa a juntar animal. É um barco sem volta”, disse. Por causa dessa paixão, conta que o marido a deixou. Seus filhos e netos também não a visitam. Ficou sem tempo para trabalhar. Só de água para os animais, gasta R$ 200 por mês, dinheiro que vem de doação.
Os gatos foram encontrados na rua e hoje são castrados. “Por mais que eu deixe tudo limpo, sei que incomoda, é um problema de saúde pública mesmo. E eu nem tenho dinheiro para manter todos eles, mas eu não posso deixá-los abandonados novamente. Seria muito bom que pessoas adotassem eles”, falou.
Também é o que pensa a dona de casa Adriana Ferraz. Ela levou a cachorra Lilica, que perdeu uma pata após um acidente de trânsito. Ela foi encontrada, ainda ferida, na Avenida Recife, por Adriana, que abriga o animal há quatro meses. A mulher comenta que está devendo R$ 250 ao veterinário que fez a cirgurgia no animal. “Eu já tenho outros cinco cães, não tenho condições de ficar com ela, que é muito afetuosa e companheira.
Cadela Tri
Adriana com Lilica (Foto: Luna Markman/ G1)
O militar e cinotécnico Nahum Anselmo viveu uma história parecida. Ele encontrou uma cadela ferida em uma rua de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, há dez anos. O animal perdeu uma pata, mas ganhou uma família. Chama-se Tri, por ter três patas e três cores. É campeão de agility, corrida onde o animal precisa superar obstáculos. “Ela é o exemplo que um vira-lata deficiente pode dar muita alegria para qualquer pessoa”, argumentou.
As amigas Dayana Nogueira e Daniele Vieira encontraram uma cachorra com seis filhinhos na rua. Daniele os levou para casa, no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife. Dois já foram adotados. Os outros cinco ainda precisam de novos “pais”. É Sofia, de quatro anos, filha de Dayana, quem dá o recado: “eles são fofos, não podem ficar sem comer, tomar banho”.
Aline Santos, 12 anos, foi ao evento com Spike, de três meses. Ele é filho de uma cachorra vira-lata que a menina encontrou na rua, na Linha do Tiro, no Recife, onde mora. “Cachorro não pode ficar na rua, porque eles sofrem. Vejo muitos bem magrinhos, dá pena”, comentou.
Como adotar e doar
Os animais que não foram adotados retornaram para as casas dos seus protetores, que são apenas lares temporários. Os contatos podem ser conseguidos por meio do blog Dog Mídia, cujo email é dogmidia@terra.com.br, mantido pela jornalista e defensora animal Goretti Queiroz, que organizou o evento deste sábado. “Final de ano as pessoas ficam mais sensíveis e quis chamar a atenção dessa causa. Esses animais, mesmo sem raça ou com deficiências, são muito especiais”, disse. As doações de alimentos podem ser feitas em lojas de pet do Recife, até o final de dezembro. Confira a lista abaixo.
Família doou alimentos para campanha, que segue o até final de dezembro. (Foto: Luna Markman/ G1)
Locais de doação
Clínica Veterinária 24h Rogério de Holanda
Rua Visconde de Albuquerque, 488, Madalena, Recife
Telefone: (81) 3236.2190
Clínica Veterinária Animania
Rua Conde de Irajá, 580, Torre, Recife
Telefone: (81) 3226-9199
Petit Pet Boa Viagem
Avenida Hélio Falcão, 165, Boa Viagem, Recife
Teleonfe: (81) 3465-1168
O que doar
- Ração para cães adultos e filhotes
- Ração para gatos adultos e filhotes
- Comedouros
- Coleiras e guias
- Antipulgas
- Carrapaticidas
- Vermífugos para cães e gatos
- Remédios
Fonte: G1

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão