sábado, 8 de dezembro de 2012

Com a crise econômica, aumenta o abandono de animais na Espanha



Espanha

Por Ligia Cunha (da Redação)
Foto: Reprodução (ABC.es)
Os preços dos serviços veterinários na Espanha aumentaram cerca de 2% após o aumento do IVA ( principal taxa do país), em setembro. Para os veterinários, houve um salto de 8% para 21%. Por conta disso, muitos profissionais transferiram os valores para os preços de seus serviços, gerando um aumento de 13%.
Tutelar um cão ou gato não é excessivamente caro para uma família. Entre vacinas e visitas periódicas ao veterinário, os gastos variam de 90 a 100 Euros por ano. (agora, 13% a mais). O problema ocorre quando o animal adoece gravemente ou se acidenta, elevando os custos do tratamento.
A crise financeira costuma servir de justificativa para que muitas famílias sacrifiquem seus animais – um ato de absoluta crueldade e descaso à vida. O presidente da Associação de Veterinários Espanhóis de Pequenos Animais, Artur Font, emitiu recentemente uma declaração assustadora: ” O número de eutanásias em animais vai aumentar porque nem todo mundo pode arcar com despesas deste tipo”.
Casos de abandono
O aumento de preços implica em menor prevenção e no aumento de doenças infecciosas, que podem contaminar águas residuais e ser transmitidas a outros animais em parques ou através de carrapatos. Font adverte que estas condições serão notadas sobretudo com a chegada da primavera e do verão.
Além disso, os casos de abandono estão aumentando com a crise. Segundo um estudo da Fundação Affinity, em 2010 os espanhóis abandonaram cerca de 109 mil cães e 36 mil gatos, sendo que 13,2% dos motivos foram justificados pelos problemas econômicos.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão