sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Depois de esperar resgate, cachorro preso por mais de 12h em bueiro morre


Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS
Um cachorro que ficou mais de 12 horas trancado em um bueiro e comoveu moradores da zona norte de Porto Alegre foi resgatado na madrugada desta quarta-feira, 19, mas não resistiu. O animal, aparentemente sem tutor, foi levado a uma clínica veterinária por protetores, mas, mesmo com o tratamento veterinário particular, o cão morreu nesta madrugada.
“Só precisamos de boa vontade e de um lençol para resgatá-lo”, contou Terla Rodrigues, diretora executiva do Instituto Piracema, organização que defende o direito dos animais.
Ela contou ainda que um morador envolveu o cachorro no pano e conseguiu retirá-lo do bueiro. “Foi tranquilo, porque ele está muito machucado, com dor. E também não é um animal agressivo”, disse.
O bueiro fica na Avenida Veríssimo de Amaral, próximo ao Parque Germânia, em Porto Alegre. Moradores da área revezam-se desde o meio-dia desta terça-feira para cuidar do animal.
O operador de áudio Alexandre Soares Marques afirma que se deparou com o cachorro no local por volta do meio-dia. “A gente até ia tirar, mas ele está muito mal, cheio de feridas”, lamentou Marques.
“Eu estava indo para casa quando vi o animal tentando sair dali, mas sem conseguir. Ligamos para os Bombeiros e para a Seda mas ninguém veio resolver o problema”, afirma o técnico em eletrônica Aldo Vinícius Besson, morador da região.
De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), o cão será recolhido ao departamento de veterinária para autópsia.
A Seda se justificou informando que o único protocolo aberto no telefone 156 sobre a situação do animal foi feito às 20h de terça. O local do bueiro, entretanto, estava errado: constava “Avenida General Barreto Viana, em frente ao nº 37″. Segundo a Seda, uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou ao endereço e não encontrou o animal.
A Avenida General Barreto Viana inicia no cruzamento com a Protásio Alves e termina no encontro com a Nilo Peçanha. Entre a Nilo Peçanha e a Túlio de Rose, vira Veríssimo de Amaral, segundo o mapa da prefeitura de Porto Alegre.
A assessoria da Seda alerta que casos como esse devem ser protocolados com pedido de urgência no 156. A secretaria garante dar prioridade no recolhimento do animal, mesmo fora do horário comercial, por meio do serviço de plantão.
Com informações de Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão