quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Filhote de cão que não andava tem quadril substituído

Reino Unido

Stanley foi o mais jovem filhote a passar por uma cirurgia de substituição de quadril no Reino Unido (Foto: Reprodução)
Um filhote de cachorro da raça Cocker Spaniel conseguiu caminhar pela primeira vez após se tornar o mais jovem no Reino Unido a passar por uma cirurgia de substituição de quadril. Stanley, como é chamado, sofreu de uma rara doença degenerativa que o deixou incapaz de se equilibrar em pé ou até mesmo caminhar – mas tudo mudou com a operação e hoje, com 10 meses de idade, ele é um cão normal.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, Stanley foi operado quando tinha cinco meses de vida, se tornando o mais jovem cachorro a passar por este tipo de cirurgia no Reino Unido – o que lhe rendeu o apelido de “cachorro biônico”. Ele foi diagnosticado com a síndrome de Legg-Calvé-Perthes (ou doença de Perthes), provavelmente causada pelo baixo fornecimento de sangue ao fêmur. A doença o deixou incapaz de mexer as patas traseiras.
“Ele estava realmente mal, gemia bastante, e suas patas traseiras estavam muito finas e fracas por não estarem sendo usadas”, conta a veterinária Stephanie Tickale, de Birmingham. “Ele se arrastava pelo chão algumas vezes, apoiado pelas patas dianteiras, era muito triste de ver.”
O procedimento da cirurgia, que custou mais de R$ 20 mil, é geralmente realizado em cachorros com o dobro da idade de Stanley e foi pago pela seguradora de seus tutores. Veterinários avisaram que se não fosse possível realizar a cirurgia, o cão teria de ser sacrificado por estar com muita dor constantemente. Agora, Stanley está perfeitamente bem e procurando um novo lar, já que seus tutores não poderão mais tomar conta dele por falta de espaço.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão