domingo, 9 de dezembro de 2012

Governo chinês quer eliminar animais selvagens dos menus dos restaurantes


Por Ligia Cunha (da Redação)
Ativistas pelos direitos animais pedem à população chinesa para não consumir carne de animais selvagens, já que este hábito promove a caça

Segundo estudo realizado com 20 mil pessoas em 1999, quase metade dos 1.381 restaurantes chineses ofereciam carnes de animais selvagens no menu e 46% dos entrevistados disseram já ter provado este tipo de carne. A pesquisa foi realizada nas 21 maiores cidades chinesas, onde a população em geral tem maior poder aquisitivo. As informações são do People Daily.
Mesmo depois de muitos anos, esta demanda não mudou na China. ” De fato, ocorre o contrário. Cada vez mais pessoas, especialmente gente com dinheiro, tem começado a consumir este tipo de alimento nos últimos anos”, diz Zhao Shengli, subsecretário geral da Associação de Proteção da Fauna Selvagem da China.
A convocação pública foi realizada após a Televisão Central da China informar que alguns restaurantes da cidade de Zixi ofereciam carnes de espécies protegidas pelo governo em seus cardápios. Dentre os animais estavam macacos, texugos, ratos e gansos selvagens. Imagens exibidas pela emissora mostraram caçadores matando macacos e vendendo-os ao mercado negro, para serem comprados por restaurantes.
No mesmo dia em que a matéria foi exibida, as autoridades da província de Guangfong disseram que mais de 1.300 hotéis e restaurantes e cerca de 102 pessoas envolvidas na caça, transporte e comércio de carnes foram punidos.
Nos próximos dias, o governo e as associações de proteção animal lançarão campanhas efetivas contra a caça e comércio de animais selvagens em risco de extinção, informou o engenheiro chefe do Departamento de Proteção da Fauna Selvagem e da Administração Florestal Nacional.
A Cina possui uma fauna selvagem muito rica. Mais de 10 % das espécies de vertebrados de todo o mundo, cerca de 6.000 se encontram no país.
” Há muita gente em algumas regiões da China que mantém o costume centenário de comer carnes exóticas como iguarias, o que explica o declínio de certas espécies” afirma Feng Zuojian, investigador do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências. ” Negar-se a comer animais selvagens é um sinal de civismo e conscientização. Em muitos países, especialmente na Europa, não exites nenhum restaurante que venda carnes de animais selvagens protegidos”.
Segundo o Código Penal chinês, a caça de animais em risco de extinção pode acarretar uma pena de 10 anos de prisão.
Defensores dos animais pedem que as autoridades revisem as leis e endureçam as penas, para assim eliminar a caça e a venda de animais selvagens.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão