segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Hospital Veterinário de universidade no MS realiza mutirão de castração

Com o multirão foram realizadas 100 castrações (Foto: Decom)

Em parceria com o Clube do Viralata o Hospital Veterinário da UNIGRAN castrou 100 animais em mutirão realizado por médicos veterinários e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. De acordo com Marcela Lima, médica veterinária do HV o Clube tem a missão de recolher os animais abandonados e encaminhar para adoção.
“Temos uma parceria com o Clube do Viralata porque eles têm um programa de doação de animais abandonados. Toda semana são atendidos oito animais, mas como eles estavam com uma lista de espera muito grande a gente fez esse multirão para dar conta de castrar todos. Foi um mutirão de uma semana e castramos no total 100 animais”, informa Marcela.
Foram castrados cães e gatos tanto os machos como as fêmeas. Os acadêmicos de todos os semestres auxiliaram nos procedimentos. “Foi um bom desafio para gente. Com o multirão nós atendemos 20 animais por dia. Foi trabalhoso, mas foi muito bom”, conta Gabriela Silva Cesca acadêmica do 8º semestre de Medicina Veterinária.
Marcela, a veterinária, fala da importância da castração, “é importante para evitar que esses animais fiquem procriando e também para evitar doenças, mas principalmente para evitar a procriação e mais animais acabar sendo abandonados. Esse é o principal foco”, afirma. A castração para a fêmea é recomendada a partir dos quatro meses de idade, já para os machos a partir dos seis meses.
“Eu acompanho esse projeto desde meu primeiro ano de faculdade e esse multirão foi para fechar com chave de ouro. Foi um desafio porque eram muitos animais, mas todos estão bem e saldáveis e isso deixa a gente feliz. Pena que eu não vou participar mais porque já estou me formando”, conta Gabriela.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão