domingo, 16 de dezembro de 2012

Iniciativa “Circo natural é sem animal” chega às redes sociais

Portugal

Foto: Reprodução/Esquerda.Net
Todos os anos, crianças e adultos participam nas festas de Natal em espetáculos de circo. Mas há cada vez mais consciência de que por detrás desses momentos de felicidade existe um cotidiano de autêntica escravatura animal. De fato, muitos dos animais que nos habituamos a ver nos circos nunca chegaram a conhecer a liberdade, tendo nascido já em cativeiro. Para conseguirem cumprir as tarefas que os domadores lhes exigem em palco, passam pela técnica de condicionamento – o método de Pavlov – à custa de muita dor e privação de alimentos. No palco, basta ouvirem o som do chicote ou de determinada música para efetuarem a ação pretendida, condicionados pelo terror do castigo em caso de falhanço.
A estes métodos de ensaio dos números de circo junta-se o quotidiano vivido em péssimas condições, de uma vida inteira confinada a um pequeno espaço, em transportes frequentes e sem condições, sem acesso a cuidados de saúde decentes nos casos de ferimentos e doenças. Tudo resulta numa esperança de vida muito inferior à dos animais que vivem em liberdade.
Para denunciar esta situação, o Bloco de Esquerda insiste em que o circo do século XXI não precisa de cometer nenhuma crueldade com os animais para apresentar um espetáculo criativo e agradável para quem o vê. “Circo natural é sem animal” é o slogan desta iniciativa de compartilha de imagens nas redes sociais, que defende que “este espetáculo [com animais enjaulados, explorados e maltratados] tem de acabar”.
No início de 2012, o Bloco denunciou no parlamento a utilização de crias de animais protegidos nos circos no Natal do ano passado, em clara violação da portaria de 2009 que proíbe a sua utilização em espetáculos. Na altura, a deputada Catarina Martins pôs em causa a existência e a eficácia das inspeções aos circos de Natal, que não conseguiram identificar e acabar com a exploração de espécies protegidas, como era o caso dos tigres com poucos meses de vida num dos maiores circos em exibição em Lisboa.
Foto: Reprodução/Esquerda.Net
Fonte: Esquerda.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão