sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Mau cheiro empesteia vizinhança de frigorífico de Santa Bárbara d’Oeste (SP) há quatro anos


CHEIRO DE MORTE E VIOLÊNCIA

Por Robson Fernando de Souza (da Redação)

O Fribal Frigorífico Balancin, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), está exalando um mau cheiro empesteante, que vem incomodando muito as pessoas que moram perto dele. Segundo o mecânico Vanderlei Pereira Padilha, o problema é antigo, já de quatro anos atrás, e o fedor é mais comum no começo da manhã ou no final da tarde, sendo ainda pior na hora do almoço.
Segundo explicou Padilha ao UOL, o frigorífico obtém ossos de açougues e os cozinha, exalando um odor horrível quando se abre a tampa do cozinhamento. O mecânico afirma que já reclamou na prefeitura, na Cetesb e na própria empresa frigorífica, mas não houve nenhuma solução nem fiscalização e o problema sempre persistiu.
O dono do Fribal Frigorífico Balancin, Geraldo Balancin, diz que instalou um filtro de ar há três anos, depois de muita reclamação de vizinhos do estabelecimento, e iria chamar um técnico para verifica as condições do filtro e do motor do cozinhamento.
No mais, esse mau cheiro é um alerta de como a produção e processamento é uma notória ameaça à saúde. As carnes provenientes de frigoríficos assim, que exalam tamanho fedor, mostram-se perigosas à saúde humana – sabe-se lá que agentes biológicos vêm causando tal cheiro.
E o mais importante: o mau odor combina com a violência inerente à pecuária, das fazendas aos caminhões de “carga viva” e matadouros – tudo ali é interligado em termos de tudo que há de ruim para as pessoas e os animais vítimas da pecuária. As pessoas estão se intoxicando com a violência contra os animais, tanto pelo fedor como pelo consumo da carne proveniente de tais ambientes.
Casos assim acendem o sinal vermelho para quem come carne, porque é bem possível que a carne que milhões de pessoas comam sejam provenientes de frigoríficos como esse, onde a carne exala o fedor da morte, da violência e da doença.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão