terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ONG promove boicote ao Canadá contra a matança de focas



Por Patrícia Tai (da Redação)

Foto: Ethicsoup
O governo canadense vem permitindo que caçadores matem focas filhotes, a fim de atender a demanda crescente por peles e carne. Os animais morrem alvejados por tiros, ou mesmo recebendo pancadas, muitas vezes em frente a seus pais. Nos últimos cinco anos, a caça de focas para fins comerciais no Canadá já matou quase um milhão de focas, sendo que 97 por cento delas tinham menos de três meses de idade. As informações são da Global Animal.
A Humane Society dos Estados Unidos (HSUS) está fazendo um trabalho para tentar acabar com essa matança em massa ao incentivar consumidores, chefs e restaurantes a aderirem ao programa de boicote comercial chamado “Proteja as Focas” (“Protect Seals”). Desde novembro, mais de 6 mil estabelecimentos tomaram a decisão de recusar a compra de produtos importados do Canadá.
                 Foto: Ethicsoup
“Quando eu descobri sobre a matança comercial de focas no Canadá, fiquei chocada e enojada”, afirmou Cat Cora, uma famosa chef americana. Ela apóia o boicote, juntamente com outras personalidades.
De acordo com a HSUS, “Os estabelecimentos estão se unindo e enviando ao Canadá a mensagem que diz que, enquanto o país defender e participar da matança anual de focas, as vendas de vários segmentos deverão sofrer uma queda”.
O boicote ocorre principalmente na indústria alimentícia. Os consumidores também participam do boicote ao tomarem conhecimento de quais restaurantes aderiram à campanha. A Humane Society desenvolveu um aplicativo para o Iphone que disponibiliza a lista atualizada dos restaurantes, e que pode ser baixado pelo site da ONG.
A HSUS e a Humane Society do Canadá estão tentando criar um plano em nível federal para defender as focas – “um plano em que os caçadores sejam compensados pela entrega de suas licenças e, em contrapartida, seja feito um investimento em alternativas econômicas nas comunidades envolvidas”. Em 2010, uma pesquisa do Instituto Ipsos Reid revelou que pelo menos metade dos pescadores de Newfoundland apoiariam este movimento.
Kathryn Kullberg, diretora de Vida Selvagem Marinha da HSUS, informou que “o fim da matança de focas canadenses está próximo”.
fonte:.anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão