sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Passeata em Curitiba (PR) protestará contra o descaso aos animais abandonados

Por Roberta Oliveira (da Redação)

Neste sábado, dia 22 de dezembro será realizada em Curitiba a PASSEATA CÃOMINHADA GRITO ANIMAL. O evento será às 9 horas na Boca Maldita, centro da cidade.
O evento, criado pela COMUNIDADE Amor Canino e Felino tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o trabalho dos protetores independentes e suas dificuldades .
Hoje em Curitiba há mais 450 mil animais nas ruas, e ao contrário do que muitas pessoas pensam, a prefeitura não recolhe todos, somente os que apresentam doença ou agressividade. Milhares de animais são recolhidos por ONG’s ou protetoras que através de doações e ajudas custeam consultas veterinárias, tratamentos, cirúrgias, estadia em hotel até o animal ser adotado.
A passeata quer chamar atenção também para o descaso das autoridades, falta de apoio policial em resgates difíceis e para o sofrimento dos animais nas ruas.
Os organizadores da passeata pedem que as pessoas compareçam usando branco e levem um bichinho de pelúcia como ato simbólico.
A Comunidade Amor Canino e Felino, atuando em Curitiba há 5 meses, foi fundada por Thatiana Nicollélli Berbert, atual estudante de direito e também protetora, que gentilmente respondeu à algumas perguntas para a ANDA:
Quantos pedidos de ajuda você recebe por dia em média? Depende, agora no fim de ano aumentou absurdamente, se antes tínhamos 1 a 2 pedidos por dia, hoje temos em média 5 ao dia.
Qual foi o caso mais triste que você resgatou? Acho que todos sempre trazem uma história triste, o que vi muita tristeza no olhar foi o Nego, ficou 3 dias esperando o dono no mesmo lugar onde foi abandonado, no terminal de ônibus do Sítio Cercado.
Como as pessoas podem ajudar as protetoras e ONG’s de Curitiba? Microchipando, castrando e se informando nos órgãos competentes sobre como proceder nos pedidos de socorro. As pessoas perdem seus cães, e postam no facebook, porém os cães não tem sequer uma identificação nas suas coleiras com nome e telefone. Outro exemplo: se um cão castrado fugir,ele não conseguirá procriar, o que evita o aumento populacional de cães nas ruas. Nós protetoras independentes vivemos de várias campanhas realizadas no Facebook, eu consegui vacinar 12 cães, lançando uma campanha do multirão da vacina das amigas da Comunidade Amor Canino e Felino, consegui madrinhas virtuais para comprar a vacina e pudemos imunizá-los. Usamos muita criatividade para chamar a atenção das pessoas e sensibilizar sem mostrar carinhas tristes, mas sim felizes, o que surte mais efeito, principalemente nas redes sociais, que muitas vezes são utilizadas para mostrar casos dramáticos tentando atingir o emocional das pessoas com fotos de cães muito machucados, o que acaba chocando demais.
Quantos animais a sua Comunidade tem para adoção? Atualmente temos 11 cães.
Você recebe algum tipo de ajuda do poder público ou prefeitura? Nenhuma. Nossa passeata tratará exatamente sobre isso, o abandono dos órgãos públicos para com os animais. Caso alguém tenha a oportunidade de ler a Lei Orgânica do Município de Curitiba, terá uma triste constatação; as protetoras independentes estão muito mais atuantes que prefeitura e o governo, o que é uma vergonha, uma vez que existem verbas destinadas para o trato animal, que na prática não tem fundamento e não existe a concretização para os fatos sociais, eles não acompanham o crescimento diário das necessidades efetivas.
Estão todos convidados a visitarem a página do evento no Facebookhttp://www.facebook.com/events/432284623493609/ e comparecem sábado na passeata.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Thatiana e sua Comunidade visite a página no Facebookhttp://www.facebook.com/ComunidadeAmorCaninoFelino?ref=ts&fref=ts.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão